Assinatura de ordem de serviço dá início às obras de revitalização do Museu Histórico Farroupilha

Por
Assinatura de ordem de serviço dá início às obras de revitalização do Museu Histórico Farroupilha
GOGH
30 de março de 2023 - 29174521_118847_GD

Crédito: Rafael Varela / Sedac

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e a diretora Administrativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Denise Gress, assinaram nesta quarta-feira, em Piratini, a ordem de serviço para dar início às obras de revitalização do Museu Histórico Farroupilha, instituição vinculada à Sedac. O museu receberá intervenções prediais que incluem revisão geral do telhado, recuperação e pintura de fachadas e paredes internas, esquadrias e pisos, além de outras melhorias.

O valor do contrato é de R$ 760.944,53, com recursos do Tesouro do Estado, por meio do programa Avançar na Cultura. A empresa Nikolas Aguiar da Rosa Eireli terá prazo de 180 dias para a execução.

“Sempre tive um carinho muito especial por Piratini. E acho que é relevante que o cidadão tenha consciência da importância deste patrimônio edificado e da importância que o município teve na história do Rio Grande do Sul e na Revolução Farroupilha. Que esse patrimônio seja preservado e que seja celebrado”, disse a secretária Beatriz em seu discurso.

O ato de assinatura ocorreu na sede do museu e contou também com a presença do diretor de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn; da diretora do museu, Luiza Rodrigues; do representante da empresa, Heber Hemming Martins; da secretária de Cultura e Turismo de Piratini, Ana Caroline Caetano; do representante da Associação de Amigos do Museu Histórico Farroupilha, Maico Tunes Joanól; e da diretora de Cultura do município, Silvia Garcia.

Intervenções de qualificação

Entre 2019 e 2022, o museu passou por diversas intervenções de qualificação, como a instalação de sistema de alarme e câmeras de segurança, revisão da rede elétrica, instalação de cortinas de proteção solar, recuperação do elevador e execução de nova exposição permanente, incluindo painéis expositivos e móveis. Além disso, a reserva técnica existente foi totalmente reformulada e ampliada, através da limpeza e acondicionamento dos objetos do acervo e da instalação de novas prateleiras metálicas.

O acervo de peças históricas, que foi duplicado por meio da doação de novos itens relacionados à Revolução Farroupilha, agora está acondicionado de forma adequada nos espaços do museu e se encontra em condições de conservação e de segurança para acolher o público em novas exposições e eventos.