Assembleia Quilombo para Todos busca reconhecimento da comunidade em Novo Cabrais

Por
Assembleia Quilombo para Todos busca reconhecimento da comunidade em Novo Cabrais
NOVO CABRAIS
5 de julho de 2023 - 358126322_283613887521030_7038497087794201434_n

O Centro de Eventos de Novo Cabrais abrigou a Assembleia Quilombo para Todos, nesta quarta-feira, atendendo ao pedido do grupo Afro Revelação, que tem como objetivo encaminhar o processo de reconhecimento da comunidade quilombola junto à comunidade da Linha Faxinal.

A reunião contou com o apoio da Emater e foi conduzida pela extensionista rural social Neusa Maria Pires Lorentz, da Emater de Formigueiro. Durante o evento, foram discutidos diversos assuntos relacionados ao passo a passo do processo de reconhecimento de uma comunidade quilombola.

Um dos primeiros pontos abordados foi a importância da atualização no Cadastro Único, onde a comunidade deve constar como quilombola. Além disso, também foi destacada a necessidade de realizar o cadastro das famílias e apresentar o histórico da comunidade, que serão encaminhados à Fundação Palmares.

A Emater se comprometeu a prestar assistência técnica e oferecer suporte à comunidade durante todo o processo de reconhecimento e certificação como comunidade quilombola. Essa iniciativa é de extrema importância, pois, com o reconhecimento dessa comunidade, o município poderá contar com um maior aporte de recursos, além de acesso às políticas públicas que são direitos desses povos.

Atualmente, essas políticas públicas ainda não são acessadas, mas o reconhecimento como comunidade quilombola abrirá portas para que possam desfrutar desses direitos. Para obter mais informações e aderir ao processo, os interessados podem entrar em contato com o escritório municipal da Emater de Novo Cabrais.

A iniciativa conta com o apoio da administração municipal, que reconhece o valor dessa ação para o Município. Com o processo de reconhecimento da comunidade quilombola, haverá um fortalecimento da identidade cultural e um avanço significativo no acesso a recursos e políticas públicas essenciais para o desenvolvimento e valorização dos povos tradicionais.