Assembleia monta grupo para debater riscos de rompimento da Barragem do Capané

Por
Assembleia monta grupo para debater riscos de rompimento da Barragem do Capané
DESTAQUES
14 de março de 2019 - barragem1

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (13), a criação de uma subcomissão para expor, analisar e discutir a questão das barragens no Rio Grande do Sul. A proposta é do deputado Paparico Bacchi (PR), que será o coordenador dos trabalhos e terá 120 dias para apresentar relatório das ações desenvolvidas. Os deputados Silvana Covatti (PP) e Vilmar Lourenço (PSL) já anunciaram adesão ao grupo parlamentar. O prazo para inclusão de novos integrantes encerra na próxima quarta-feira (20).

Bacchi destacou que o objetivo é avaliar a situação das barragens gaúchas para prevenir tragédias a exemplo do ocorrido nos municípios mineiros de Mariane Brumadinho. De acordo com um relatório elaborado pela Agência Nacional das Águas, o Brasil tem 24 mil barragens, sendo que no Rio Grande do Sul foram construídas dez mil estruturas espalhadas em diversas regiões. Uma delas é em Cachoeira do Sul: Barragem do Capané. As outras que também apresentam riscos de rompimento são em Pelotas e Viamão.

O plano de trabalho prevê a estruturação de força-tarefa para ação rápida e articulada entre a subcomissão e a Agência Nacional de Águas, Defesa Civil, secretarias estaduais e Exército Brasileiro. A revisão da base cadastral do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, também está inserida mas metas da subcomissão.