25.3 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 22 outubro, 2020 - 20:40
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • COLUNAS
  • Artigo Senac | Pequenas empresas: 4 dicas para superar os desafios

Artigo Senac | Pequenas empresas: 4 dicas para superar os desafios

Como você, microempreendedor, está visualizando este momento? Com otimismo ou pessimismo? Saiba que isso é uma das primeiras coisas que você precisa pensar, pois o modo como percebemos o mundo traz consequências positivas ou negativas, tanto para nossa vida pessoal quanto profissional. Busque encarar este momento como um desafio pois o desafio gera um sentimento de provocação, de superação, combinado? Certo, então vamos para as quatro dicas que podem te auxiliar na continuidade do seu negócio:

1) Importância do E-commerce

Em um momento em que praticamente todo o país está de quarentena, o e-commerce tornou-se o principal canal de vendas das empresas do varejo. Por isso, se você ainda não oferece essa opção para seus clientes e seu produto ou serviço possibilita a oferta por esse meio, é hora de repensar. Segundo um levantamento realizado pela Ebit | Nielsen, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 61,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16,3% comparado ao ano anterior, e a tendência é positiva para os próximos anos. Gostou da ideia? Então, confira aqui 5 dicas do Sebrae para abrir o seu e-commerce.

 

2) Ter uma gestão de clientes

Aqui sua atenção merece ser redobrada: a gestão de relacionamento com os clientes precisa ser mantida em situações como essa. Ou seja, seu cliente precisa sentir que sua empresa está ao lado dele. Para isso são inúmeras as ferramentas que o mercado dispõe sendo algumas bem simples, como o SMS e e-mail, e outras muito utilizadas atualmente, como o WhatsApp. Por meio delas, você poderá alimentar os clientes com assuntos e dicas, passando a sensação de presença e de parceria. E para que tudo isso aconteça, é importante a utilização de um CRM (Customer Relationship Management), ou seja, uma plataforma por onde você pode gerenciar seus clientes e as vendas. No mercado, existem diversas opções – procure uma que se adapte ao seu negócio e mãos a massa!

 

3) Presença nas redes sociais

Se a sua empresa ainda não está presente nas principais redes sociais, meu amigo, aproveite a quarentena e faça agora mesmo os perfis. Assim como na gestão dos clientes, nas redes sociais você também deve apresentar dicas, mensagens positivas e assuntos que possam ser de interesse do seu público. Não entende sobre o assunto? O Senac EAD oferece o curso Redes Sociais como Ferramenta de Marketing, aproveite!

 

4) Capacitação dos colaboradores

Aproveite a quarentena para motivar seus colaboradores a se qualificar. É hora de afiar o machado para a retomada do trabalho. E sabe qual a melhor maneira para você fazer isso? É dando exemplo, procure cursos na área de Gestão ou até mesmo alguns dos que citei neste artigo. Além disso, informe-os que diversas instituições estão oferecendo cursos gratuitos, inclusive o Senac EAD, confira aqui as opções!

Espero que essas dicas ajudem você e sua empresa neste novo cenário que estamos vivenciando. Saiba que o mundo está em contínua transformação e precisamos acompanhar, buscando sempre novos conhecimentos e práticas.

 

Nataniel Alves de Oliveira

Coordenador do Polo EAD – Senac Cachoeira do Sul

Pós-graduado em Gestão de Relacionamento do Cliente pelo Senac SP

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região