Arrozeiros denunciam furtos de cabos de sistemas de irrigação

Por
Arrozeiros denunciam furtos de cabos de sistemas de irrigação
POLÍCIA
17 de janeiro de 2025 - Alta incidência de furtos de materiais elétricos de sistemas de irrigação preocupa os arrozeiros de Cachoeira do Sul

Produtores de arroz de Cachoeira do Sul estão preocupados com a alta incidência de furtos de cabos de sistemas de irrigação nas lavouras. Representante dos produtores no município, o presidente da União Central de Rizicultores (UCR), Carlos Wachholz, afirma que os crimes ocorrem de forma generalizada na área territorial de Cachoeira, com maior predominância em pontos situados às margens do Rio Jacuí.

Wachholz relata que nas últimas semanas a média tem sido de um furto por dia. Os criminosos se apossam basicamente de cabos e outros materiais de cobre, mas já houve também registro de furto de transformador particular. “A grande questão que precisa ser esclarecida é quem recebe, quem compra esse tipo de material, ou seja, quem é o receptador”, questiona o presidente da UCR.

ALÉM DE PREJUÍZOS, FURTOS CAUSAM TRANSTORNOS AOS PRODUTORES

Segundo ele, os cabos que conectam as bombas de irrigação às redes elétricas não têm disponibilidade de compra imediata em Cachoeira do Sul, ou seja, só podem ser comprados sob encomenda junto às lojas de materiais elétricos da cidade. O tempo de espera entre a encomenda e a chegada do produto pode chegar a três dias. “Entre encomendar, o material chegar e a instalação, a lavoura pode ficar mais de cinco dias sem irrigação, o que pode comprometer a produtividade”, explicou. “Eu mesmo nos últimos anos, cheguei a sofrer quatro furtos na minha propriedade”, relatou Wachholz.

A UCR e o Sindicato Rural pretendem marcar um encontro para os próximos dias com a Brigada Militar para discutir estratégias que possam ser adotadas contra os furtos aos sistemas de irrigação.

ATENÇÃO

O major Ricardo Mori, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeira do Sul, relata que nesta quinta-feira (16) a Brigada Militar prendeu dois suspeitos com objetos ilegais possivelmente relacionados aos furtos contra sistemas de irrigação. Segundo o comandante, a dupla já vinha sendo monitorada pelo policiamento ostensivo da BM. “Eles são investigados pelo furto desses fios e cabos”, salienta o major Mori.