19.3 C
Cachoeira do Sul
domingo, 24 janeiro, 2021 - 07:18
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • RURAL
  • Arroz: grupo de trabalho analisa Taxa CDO e custos de produção

Arroz: grupo de trabalho analisa Taxa CDO e custos de produção

Crédito: Sérgio Pereira/Irga

Na tarde desta sexta-feira (11), o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Ivan Bonetti, esteve reunido com o assessor Luis Antonio Valente, do Gabinete, e com o economista Alvaro Escher, da Seção de Política Setorial. Os dois servidores, por determinação do presidente, estão realizando estudos sobre a Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) e sobre os custos de produção do arroz da safra 2020/2021.

Sobre a Taxa CDO, a estimativa preliminar aponta para uma receita de pouco mais de R$ 108 milhões em 2020. Hoje, cerca de 60% desse valor é repassado ao Irga, ficando o restante no caixa único do Estado.

Esse estudo será utilizado na formulação da proposta de modernização do Irga, que está em discussão pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e pela Diretoria Executiva da autarquia. O objetivo é que todo o valor da CDO seja destinado ao instituto já a partir de 2021.

Já sobre os custos de produção da safra 2020/2021, a Política Setorial do Irga está iniciando agora o levantamento de dados para a tabulação do estudo, que é divulgado anualmente.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região