Cigarros espalhados. Latas de bebida alcoólica atiradas. Sujeira resultante do uso inadequado de banheiro que ainda está em construção. O cenário é alarmante, mas real. E acontece em plena área central. O palco é a Praça José Bonifácio. A reportagem do OCorreio Digital encontrou no local tocos de cigarros, latas e garrafas de bebida atirados nos arredores da pista de skate.
A concentração de grupos responsáveis ocorre geralmente na parte da noite. Seus integrantes – a maioria menores de idade – consomem bebida alcoólica e fumam sem restrição ou constrangimento. Além disso, o banheiro que é construído junto ao ponto de táxi na praça – e está nas proximidades da pista – é constantemente utilizado para saciar necessidades fisiológicas.
A situação inibe pedestres de atravessarem no meio da praça, especialmente pelo receio de abordagens, agressões e assaltos. Com isso, o espaço da pista de skate virou uma área considerada de risco ao escurecer.
Entre os prejudicados com o problema estão jovens que usam da estrutura de maneira apropriada e chegam a cuidar de sua manutenção para viabilizar o aproveitamento permanente da pista dentro da proposta de sua instalação: divertir e promover a prática esportiva.