Os próximos dias serão de concretização das estratégias acordados em reunião na sede administrativa do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) para alinhamento das ações da Divisão Técnica de 2024. O encontro contou com a participação ainda de servidores da área administrativa.
O gerente da Extensão Rural, Luiz Fernando Siqueira, explica que o objetivo da reunião era conversar com outros setores do Irga para que o pessoal da área técnica entendesse todos os processos. “Nós temos que trabalhar pesquisa, extensão rural e administrativo, todo mundo, com o mesmo pensamento e o mesmo propósito, que é atender melhor o produtor rural”, comenta Siqueira.
No encontro, foi apresentado o orçamento da Diretoria Técnica para este ano, com orientações sobre os novos instrumentos de programação para a execução de despesas durante esse exercício. Também foram tiradas dúvidas sobre a contratação de empresas pelas coordenadorias regionais e os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates), além de esclarecimentos sobre publicação de editais e licitações.
Até o final de fevereiro, os coordenadores ficaram de apresentar para a Diretoria Executiva as suas listas de prioridade para a aquisição de máquinas, equipamentos de proteção individual (EPIs), após realizar levantamento com as unidades do interior. Com o administrativo, também foram discutidos temas envolvendo compras e transporte.
Também foram debatidas questões como a participação do Irga na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 21 a 23 deste mês na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão (RS). “Falamos também uma proposta de treinamento para os próximos meses e, principalmente, o planejamento das nossas atividades de inverno, que a gente discutiu bastante durante boa parte da manhã e da tarde, para que a gente possa concretizar ações de inverno dentro de um sistema de produção incluindo arroz, soja, milho e culturas de inverno”, complementa Siqueira
Participaram da reunião: o presidente Rodrigo Machado; a diretor técnica, Flávia Tomita; o gerente da Extensão Rural, Luiz Fernando Siqueira; o gerente de Pesquisa, Júlio Uriarte; os coordenadores regionais Cleiton Ramão (Fronteira Oeste), Cleo Soares (Planície Costeira Interna), Enio Coelho (Depressão Central), Gelson Facioni (Campanha), Igor Kohls (Zona Sul) e Vagner Martini dos Santos (Planície Costeira Externa), além dos servidores administrativos Kátia Souza, Roberta Viegas, Patrícia Porto, Norton Kruel, Juliano Martins e Aline Rocha.