No próximo dia 21, a secretária municipal de Educação e Cultura de Paraíso do Sul, Rosângela Aparecida Ribeiro Baumhardt, receberá uma menção honrosa pelas experiências realizadas sobre a “Busca Ativa e a Recuperação de Aprendizagem”.
O evento ocorrerá no auditório do Ministério Público em Porto Alegre e contará com autoridades representativas do Poder Judiciário, do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil e órgãos do controle social.
A Prefeitura de Paraíso do Sul apresentou a proposta “Aprendizagem Ativa”, que descreve as estratégias de recuperação de aprendizagem adotadas pelas escolas, bem como, aulas de reforço, esportes, música e arte ofertadas no Centro Pedagógico Educacional Especializado pertencente a Escola Municipal de Educação Fundamental Alfredo Schlesner.
Atualmente, o projeto oferece 100 vagas para aulas de reforço, 40 vagas para aulas de música, 40 vagas para aulas de esportes, sempre em turno inverso ao da sala de aula. As turmas são compostas por alunos do primeiro ao sétimo ano de toda rede municipal de ensino. Os alunos recebem lanches, almoço e transporte. Já os conteúdos do reforço são sugeridos pelos professores titulares das turmas que também acompanham o desenvolvimento dos alunos na escola de origem.
As experiências desenvolvidas até a presente data revelam que todos os trabalhos que têm a intencionalidade de promover uma educação de qualidade, darão certo na medida em que o aluno esteja no centro da aprendizagem e que o professor torne-se um facilitador e mediador do conhecimento.