Cachoeira do Sul volta a registrar óbito por Covid

Por
Cachoeira do Sul volta a registrar óbito por Covid
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
21 de dezembro de 2022 - Quick Test Covid-19 Corona Pandemic Test

O mais atual boletim do Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde sobre a incidência de Covid em Cachoeira do Sul, divulgado na manhã desta quarta-feira, aponta a 245ª vítima de complicações com a doença em Cachoeira do Sul. Sem trazer mais detalhes – entre idade, sexo ou data do óbito, a planilha ainda indica 230 casos confirmados de Síndrome Gripal e dois de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Município.

Ao todo, Cachoeira do Sul passa a contabilizar 23.560 registros de confirmações para a Covid.

Saiba mais

Tendo em vista o crescimento dos casos de Covid-19 e a baixa cobertura vacinal da população com esquema completo no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde atualizou a Nota Informativa 50 CEVS/SES-RS, através da qual definiu novas estratégias para testagem e vigilância do Coronavírus. A orientação técnica alterou as regras para isolamento de contaminados e contactantes, assim como enfatiza a retomada das medidas de segurança – principalmente uso das máscaras de proteção facial – para estes públicos que se encontram sintomáticos ou não, no contato confirmado com o vírus.

O período de isolamento aos confirmados com Covid-19 passa para sete dias, sendo o paciente vacinado ou não. Após os sete dias, se ainda houver sintomas, o contaminado deve aguardar 24 horas sem reação (ausência de febre é muito importante) antes de retomar as atividades. Pessoas contactantes de casos confirmados, mesmo que sem sintomas e apresentando teste com resultado negativo, devem deixar o isolamento adotando rigorosamente as medidas de segurança, como o uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento de dois metros dos demais. Pacientes com Covid-19 podem deixar o isolamento após o sétimo dia, desde que adotando os protocolos até o décimo dia.

A íntegra das condutas encontra-se em anexo e as dúvidas podem ser sanadas diretamente com os técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) pelos telefones (51) 3723-1351 ou 3724-6112 .