Após pouso de emergência em lavoura, pilotos de avião ficam feridos em Eldorado do Sul

Por 20 de maio de 2022

Susto em Eldorado do Sul: piloto e copiloto foram socorridos e levados para atendimento médico / Foto: BM/Divulgação

 

Dois pilotos ficaram feridos pouco antes do meio-dia desta sexta-feira (20) após fazerem um pouso de emergência num avião de pequeno porte às margens da BR-290, em Eldorado do Sul. A manobra aconteceu numa lavoura de arroz.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um deles sofreu escoriações, enquanto o outro foi socorrido com suspeita de fratura num dos braços. Os dois foram imobilizados e socorridos por equipes da PRF, Bombeiros Voluntários de Guaíba, Corpo de Bombeiros Militar de Guaíba e São Jerônimo e da Brigada Militar, que destacou um helicóptero no atendimento da ocorrência. Os pilotos foram removidos da área de lavoura até a rodovia num trator.

O avião, que era usado em serviço de táxi aéreo, estava carregado com peças automotivas. Autoridades do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão pertencente à Força Aérea Brasileira, devem investigar o caso.

O Corpo de Bombeiros Voluntários do Parque Eldorado recebeu relatos de testemunhas que teriam ouvido um barulho antes de o avião fazer o pouso forçado. Há relatos de que o piloto teria tentado pousar a aeronave duas vezes no aeroclube de Eldorado do Sul, sem sucesso. Por fim, pousou a cerca de dois quilômetros da pista, na lavoura de arroz. Com a manobra, o avião perdeu uma das asas.

A aeronave, pertencente à empresa Sales, estaria abastecida com mais de mil litros de combustível. Não há informações sobre de onde a aeronave partiu e qual seria seu destino.