A UFSM completa no mês de agosto cinco anos em Cachoeira do Sul e prepara-se para no dia 11 de março iniciar as aulas no campus, localizado no Passo D’Areia. A estrada, que leva ao complexo do município, é a VRS-809 cuja competência de melhorias é do Daer, mas somente agora a Prefeitura quer autorização da autarquia para realizar obras no local.
A ideia é implantar uma conversão para acesso ao campus, além da limpeza onde não existe acostamento. O assunto será tema da audiência nesta terça-feira (19) de uma comitiva cachoeirense com o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, em Porto Alegre.
A decisão de ir ao secretário foi definida em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18) na Prefeitura com a participação do prefeito Sergio Ghignatti, do diretor da UFSM/Cachoeira, professor Rogério Brites, e do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Moraes. A ideia, conforme Ghignatti, é buscar uma solução para o acesso viário ao novo campus, visando diminuir os riscos no acesso à VRS 809.
O prefeito disse que como se trata de uma estrada estadual, será necessária a autorização do Daer para executar uma intervenção junto a avenida principal do campus. “Embora a obra seja de responsabilidade do Estado, as secretarias municipais do Planejamento, Obras e Interior, orientadas pelo Daer, têm condições técnicas e operacionais de realizar as melhorias”, salientou o prefeito.