Tendo em vista que hospitais e hemocentros estão sempre em busca de doadores/voluntários para poder abastecer seus estoques, que seguidamente sofrem e padecem com dificuldades no atendimento, a Associação dos Portais de Notícias Independentes do Interior do Rio Grande do Sul (APNI/RS) passou a ser oficialmente madrinha do projeto BANCO DE SANGUE VIRTUAL.
O trabalho consiste em efetivar uma parceria entre instituições e doadores, com a finalidade de ajudar os pacientes e familiares que sofrem com a espera de doadores.
A ideia é formar um cadastro de doadores voluntários e identificar os diferentes tipos sanguíneos e os respectivos fatores para que os hemocentros possam ter nessa ferramenta uma opção para conseguir seu objetivo maior que é SALVAR VIDAS.
A prática da doação de sangue será estimulada e o processo para encontrar doadores será facilitado, conforme acreditam os organizadores do projeto.
Saiba mais
Quais os cuidados após a doação?
O doador deve alimentar-se bem, ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas, bem como, fumar nas primeiras duas horas e esforço físico no dia da doação. Em caso do aparecimento de queixas nos primeiros 15 dias após a doação, o doador deve retornar ao hemocentro e informar as queixas para esclarecimentos.
É necessário estar em jejum para doar?
Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação. Após o almoço, é necessário esperar cerca de uma hora e meia para efetuar a doação de sangue.
Quantidade de sangue coletada
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue.
É seguro doar sangue?
Sim, todo o material usado, inclusive os kits são esterilizados, descartáveis e apirogênicos (não causam febre). Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.