Cedência foi assinada nesta sexta-feira (9). Fotos: Rayssa Porto/Ascom.
A Prefeitura de Cachoeira do Sul está autorizada a ocupar o antigo prédio do IPE, localizado na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Nesta sexta-feira (9) foi assinado o termo de cessão de uso das instalações em um ato, no gabinete do prefeito José Otávio Germano, com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal. A cedência tem um prazo de 10 anos.
No prédio, a Prefeitura pretende instalar o Programa Facilitadores, que atende os usuários do IPE Saúde e ainda o Conselho Tutelar, COMAI e COMAS. Além disso, outros serviços públicos deverão ser disponibilizados no prédio, que terá as seguintes finalidades:
– Manter a referência de local e manutenção do atendimento aos usuários IPERGS;
– Possibilitar a continuidade dos serviços de atendimento do IGP, através do posto de atendimento;
– Instituir um mesmo local para os serviços direcionados ao cidadão.
A vice-prefeita e secretária da Educação, Angela Schuh, que foi uma das responsáveis por buscar a parceria, disse que o prédio é uma referência e faz parte da memória da cidade. “Quando recebi carta branca do prefeito para iniciar a negociação, com o auxílio da Gisele Fischer, diretora da Secretaria Municipal do Governo e a assessora da Subsecretaria de Patrimônio do Estado, Grazieli Testa, conseguimos fechar a parceria com o Governo do RS”, salientou.
ATENÇÃO
Devido ao estado de abandono do prédio, a Prefeitura vai precisar desenvolver um projeto de restauro, por isto, não existe um prazo de ocupação do local. Desde o fim do atendimento do IPE na cidade, o local virou alvo de vândalos o que gerou reclamação de usuários e também de lojistas. O vandalismo destruiu o mobiliário, parte de janelas, rede elétrica, hidráulica e paredes internas, além da forração.