Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Antiga sede do IPE vira alvo de invasão e descaso

Prédio no centro da cidade é invadido todo o dia. Fotos: Divulgação.

Abandono. Descaso. Vandalismo. Depredação. Este é o quadro do prédio onde funcionava uma agência do IPE, no centro de Cachoeira do Sul. Desde o ano passado, o imóvel, localizado na Rua Sete de Setembro, tem sido alvo de ladrões e desocupados. Há relatos de que por vezes, o local é transformado em moradia.

A ação, que ocorre tanto durante o dia como à noite, deixa um rastro de preocupação aos lojistas vizinhos. Um deles, inclusive, providenciou cadeado e corrente para os portões, mas a iniciativa não impediu que continuasse a invasão ao interior do prédio.

Paredes, aparelhos de ar condicionado, rede hidráulica, elétrica, utensílios, portas, janelas, banheiros, tudo foi depredado ou parte levada pelos invasores. Em uma das entradas, um corredor, por todo lado vidro quebrado, lixo e restos da estrutura estão pelo chão. Por uma janela, que foi arrancada do lugar, os vândalos entram e tomam conta do local.

No espaço onde funcionava a recepção e mais tarde uma loja, os ladrões depositam partes de paredes, que são arrancadas do lugar, ou seja, tudo que ainda resta do imóvel é colocado nesta área. Conclusão: fica mais acessível de carregar.

Quem tem loja nas proximidades do antigo prédio do IPE está apavorado. Os lojistas temem a ocorrência de danos à estrutura do imóvel, que tem na fachada e laterais enormes janelas de vidro. Apelos constantes são feitos à Prefeitura e aos órgãos policiais da cidade.

CEDÊNCIA

Em 2021, a Prefeitura de Cachoeira do Sul informou que iria solicitar a cedência do prédio do IPE. Na ocasião, várias sugestões foram dadas para sua utilização. Uma delas seria a transferência da Farmácia do SUS para o imóvel. De lá pra cá nada se concretizou, mas o vandalismo aumentou.

ATENÇÃO

No local, poderia funcionar o atendimento do IPE Saúde. No entanto, o IPE quer que a Prefeitura seja parceira em um local para atendimento dos servidores, procedimento que já estaria acertado através de uma cedência de sala do Sindicato dos de Cachoeira do Sul.

ATENÇÃO

Sobre o prédio abandonado, o IPE não emite nenhuma manifestação.

 

 

 

 

Sair da versão mobile