Antes e depois: Jacuí recua em Cachoeira

Por
Antes e depois: Jacuí recua em Cachoeira
CACHOEIRA DO SUL
6 de maio de 2024 - Antes e depois: fotos captadas do mesmo ponto num intervalo de 48 horas mostram visualmente o recuo do Rio Jacuí / Fotos: Rafa Bordignon/Fan FM/Portal Cabrais

O comunicador Rafa Bordignon, da Rádio Fan 96.5 FM, captou duas imagens exatamente do mesmo ponto, no Posto Loló da Avenida Marcelo Gama, em Cachoeira do Sul, que dá uma noção visual do quanto as do Rio Jacuí já baixaram na várzea do Bairro Fátima. A primeira foto foi feita na sexta-feira (3), quando a enchente se aproximava do ápice em Cachoeira do Sul. A segunda foto foi captada na tarde desta segunda-feira (6).

Chama a atenção que, em 48 horas, as águas se distanciaram do tabuleiro da ponte sobre o Banhado Nossa Senhora de Fátima, na BR-153. No sábado (4), o cenário era assustador. A sensação, segundo Bordignon, era de que as águas se aproximavam das “goleiras” da BR-153 que restringem o trânsito de veículos pesados na Ponte do Fandango que, aliás, chegou a ficar submersa.

No sábado pela manhã, a medição da Jacuhy Consultoria Ambiental indicou que o Jacuí chegou a 28,48 metros na Rua Moron, a maior marca da história, superior em 1,95 metro à cheia histórica de 1941. Registros da época dão conta de que o Rio Jacuí havia chegado a 26,53 metros.

Nesta segunda-feira, ainda não foram divulgados números de medição sobre o nível do Rio Jacuí.