Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

#amOCachoeira – Fonte das Águas Dançantes

A quinta etapa do projeto #amOCachoeira do OCorreio Digital remete a mais um encantamento que Cachoeira do Sul exerce. Há 51 anos, no dia 15 de maio de 1968, durante a II FENARROZ, ocorreu a inauguração da Fonte das Águas Dançantes que leva o nome de seu idealizador, Artibano Savi, no coração da Praça José Bonifácio.

Fonte das Águas Dançantes – Praça José Bonifácio- acervo Museu Municipal

Artibano Savi – Fototeca do Museu Municipal

A Fonte das Águas Dançantes habita as lembranças dos cachoeirenses e desperta a curiosidade ao ponto turístico obrigatório para os visitantes de Cachoeira do Sul. Tradicionalmente acionada nas noites das quartas-feiras, sábados e domingos, animava as famílias com suas luzes, cores e sons sincronizados com os chafarizes.

Artibano Savi passou muitas noites em claro até conceber o mecanismo da fonte. Dizia que havia se baseado em um filme de uma feira de Nova Iorque. A estrutura em Cachoeira ficou conhecida como a primeira do gênero na América Latina.

Cachoeira do Sul sempre reconheceu e reverenciou o talento de Artibano Savi, natural de Santana do Livramento. Sua chegada à cidade se deu em 1917, atraído pelo futebol. Fez carreira na Prefeitura Municipal, sendo chamado para trabalhos de eletricidade e iluminação em diferentes lugares, inclusive fora do país. Em Cachoeira construiu sua família e há 51 anos deixou de legado a fonte e suas águas que dançam.

Apresentação de balé na inauguração da Fonte – 15/5/1968 – acervo Museu Municipal

Funcionando através de bombas especialmente fabricadas para o seu fim, compunha-se de 50 refletores subaquáticos de 500 watts de que resultavam cinco cores diferentes. O número de esguichos dos chafarizes chegava a 1,7 mil, formando mais de 100 figuras diversas.

O controle simultâneo da água e da luz e a sincronização com as melodias exercem fascínio até nossos dias.

Saiba mais

#amOCachoeira é uma iniciativa do OCorreio Digital que busca resgatar a autoestima do cachoeirense, valorizando a história, pontos turísticos e características do Município.

*Professora Mirian Ritzel coopera com seu profundo conhecimento a respeito da história cachoeirense

A Fonte das Águas Dançantes funciona sábados e domingos, 19 horas. A duração do espetáculo dura entre 20 minutos a 30 minutos.

Sair da versão mobile