#amOCachoeira: Ah, o Chatodô…

Por
#amOCachoeira: Ah, o Chatodô…
CACHOEIRA DO SUL
11 de fevereiro de 2019 - amocachoeirafevereiro1

A campanha #amOCachoeira do OCorreio Digital entra na sua nova fase. Em janeiro, o respeito do cachoeirense pela faixa de pedestre foi o destaque. Já o tema em fevereiro é o monumento que é símbolo de Cachoeira do Sul: o Chatodô.

No dia 17 de agosto de 2012, aproveitando a passagem do Dia do Patrimônio Histórico, o Château d’Eau (castelo d’água) foi tombado como bem do patrimônio histórico.

Seu nome, com a descrição da arquitetura e aspecto artístico, foi transcrito no Livro Tombo e passou a ser o décimo terceiro bem tombado de Cachoeira do Sul.

A história do Château d’Eau remonta à metade da década de 1920, quando os serviços de saneamento e distribuição de água na cidade tornaram-se alvo, mais uma vez, da administração municipal, dessa vez sob o comando do Dr. João Neves da Fontoura.

A distribuição de água começou a ser feita em algumas ruas da cidade com a construção e funcionamento da primeira hidráulica, inaugurada em 20 de setembro de 1921, nas proximidades do Hospital de Caridade. Quatro anos depois, em 1925, com a segunda hidráulica, também a zona alta da cidade passou a ter água encanada. E é justamente no complexo da segunda hidráulica que entra o Château d’Eau, reservatório elevado que atuava no recalque de água e a distribuía até o reservatório enterrado, ou R2, situado na Rua Júlio de Castilhos e hoje integrante da Praça Borges de Medeiros.

Reservatório R2, integrante da 2.ª Hidráulica (1925) / Foto: fototeca Museu Municipal

A arquitetura do Château d’Eau foi projetada pelo engenheiro Walter Jobim e os cálculos e estabilidade do conjunto pelo Dr. Antônio de Siqueira. As estátuas de ninfas e do Netuno, no alto do reservatório, foram projetadas por Giuseppe Gaudenzi e executadas nas oficinas de J. Vicente Friedrichs, de Porto Alegre.

Ocupando o canteiro central da Praça Dr. Balthazar de Bem, o Château d’Eau completa com a Catedral e a antiga Prefeitura Municipal um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos do Rio Grande do Sul.

Campanha

#amOCachoeira é uma campanha com iniciativa do OCorreio Digital com objetivo de valorizar o cachoeirense e incentivar sua autoestima.