A cachoeirense AMD Indústria Metalúrgica é uma das empresas que está em processo de instalação no distrito do Porto, área de propriedade do Estado destinada às atividades industriais.
A AMD trabalha com peças de reposição agrícola, atendendo 16 estados do país, além de exportar para fora do Brasil. Outro ramo que tem puxado a expansão da empresa é o de equipamentos para saneamento, com os quais a AMD já atende empreiteiras em 12 estados brasileiros.
Os equipamentos de saneamento desenvolvidos em Cachoeira e patenteados pela AMD possibilitam a abertura de valas estreitas de até 3 metros de profundidade com corte de solo de 25 cm. O corte pequeno e a possibilidade de escavamento com conchas especiais de forma remota, sem a necessidade do funcionário entrar na vala, garante segurança e vantagem econômica, com menor necessidade de recolocação da pavimentação pela empreiteira. A tecnologia está sendo usada inclusive pela AEGEA.
Mais empregos – Segundo Daniel Trohjan, um dos sócios da empresa, 55 funcionários trabalham na indústria atualmente, sendo que 30 foram contratados nos últimos 12 meses. Para os próximos 40 dias, a empresa projeta mais 15 contratações.
Ainda no ano passado, com o intermédio do prefeito Leandro Balardin, a empresa fez a aquisição da área. Agora, o Município está auxiliando os empresários no processo de licenciamento para início das obras da nova planta industrial.
Nesta quinta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Bessow, visitou a área do Distrito do Porto onde estarão as futuras instalações da indústria.
Para André, o distrito industrial do Porto é uma pauta prioritária da atual gestão e fundamental para o desenvolvimento da cidade. “A dificuldade de encontrar novas áreas para as indústrias se instalarem ou ampliarem de tamanho é um problema que precisamos enfrentar com seriedade e a viabilização do distrito do Porto tem um peso crucial para sanar esse problema. Estamos atentos e empenhados em ajudar as empresas que já adquiriram os lotes existentes no distrito e seguiremos trabalhando em parceria com o Estado para viabilizar mais lotes do distrito”, declarou o secretário.
Participaram da visita, além de André e Daniel, os representantes da AMD – Simone Hunter e Ricardo Padilha, e a analista da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Margit Knorr.