Ambulatório de Especialidades inicia atendimentos no HCB

Por 3 de maio de 2022

Nesta terça-feira, o Ambulatório de Especialidades inicia as atividades com atendimento para a população dos municípios que integram a 8ª Coordenadoria de Saúde. Pela parceria, a Prefeitura de Cachoeira do Sul irá arcar com a despesa do aluguel do prédio e o Hospital de Caridade e Beneficência com o restante das despesas para implantação e alocação de diversos serviços ambulatoriais. O valor da obra para adequação do espaço para funcionamento dos ambulatórios foi de R$ 349.943,41, verba oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Marlon Santos dentro do Projeto Hospital do Futuro II.

Dos ambulatórios do Programa Assitir

Cachoeira e Região foram contemplados para implantação de cinco ambulatórios do Programa Assistir sendo que o Ambulatório de Cardiologia, que já funciona dentro do HCB e será alocado neste novo espaço. O Ambulatório de Cirurgia Geral iniciará atendimentos logo em seguida, pois “depende dos reguladores do SUS começar a agendar as consultas”. Nos meses seguintes serão criados ainda os ambulatórios para Gestante de Alto Risco e Cirurgia Vascular. “ O ambulatório de Neurologia ainda está aconfirmar”, informa o superintendente Luciano Morschel. O ambulatório do Programa Assistir terá agendamento realizado pela 8ª CRS e Prefeitura Municipal e após a primeira consulta, os exames e cirurgias serão encaminhadas dentro do próprio ambulatório.

Além dos ambulatórios do Programa Asistir também serão instalados outros serviços ambulatoriais SUS como o ambulatório de neurocirurgia, que é macro regional e já atende no hospital dentro da habilitação de Alta Complexidade em Neurocirurgia. O teste da Orelhinha também passará para atendimento no Ambulatório de Especialidades, que atualmente é realizado na unidade Princesa do Jacuí. O serviço de fisioterapia vinculado ao Ambulatório de Traumatologia já existente no hospital, até então realizado na ULBRA, também terá atendimento na nova estrutura.

A estrutura de 606,23 metros quadrados contará 12 consultórios, sala de enfermagem, recepção, duas salas de espera, salas de apoio da enfermagem (sala de utilidades, DML e rouparia), banheiros masculino e feminino com acessibilidade e área de descanso para funcionários. A equipe será composta de um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos e um higienizador.

Médicos contratados:

Cirurgia Geral – Dr. Álvaro Noronha, Dr. Lucas Gonçalves Matte e Dr. Antônio Frederico de Souza do Carmo

Cardiologia – Dr. João Vitor Silva Sampaio

Ficha Técnica:

Endereço: Rua David Barcelos, 266

Horário de Funcionamento: das 8 horas às 18 horas sem fechar ao meio-dia.

Telefone: 51 3722 0893