Alunos da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, situada em Três Vendas, interior de Cachoeira do Sul, estão com projeto na 39ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-Liberato), maior evento desse tipo na América Latina. A feira acontece na Fenac, em Novo Hamburgo, com entrada gratuita e aberta ao público até as 21h desta quinta-feira (24). A mostra conta com 795 projetos inscritos, número mais expressivo do que as 742 inscrições de 2023. Participam estudantes de 21 estados brasileiros e de 12 países.
O projeto proposto pelos alunos cachoeirenses é o MDF Regenera, que prevê a aplicação do MDF (fibras de média densidade) resultantes das enchentes do estado do Rio Grande do Sul como alternativa para recuperação dos solos lixiviados por enxurradas. A proposta é de autoria dos alunos Kaillan da Silva Oliveira, Mariana Teixeira Mélo Kiefer e João Arthur Pereira Martins Niemeier, sob a orientação da professora Carina Morais Corrêa Dutra.
CLIQUE AQUI PARA VOTAR NO PROJETO DOS ALUNOS DE CACHOEIRA DO SUL
O QUE PREVÊ O PROJETO DOS ALUNOS DA ESCOLA TÉCNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA 39ª MOSTRATEC-LIBERATO
O projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição propõe uma solução inovadora para recuperação de solos devastados por enchentes, utilizando resíduos de fibras de média densidade (MDF) e carbonato de sódio.
Diante dos frequentes eventos climáticos extremos que causam enchentes, em especial o ocorrido no Rio Grande do Sul, que invadem casas, geram muitos entulhos pós limpeza e degradam o solo, a utilização de resíduos de MDF surge como uma alternativa promissora para a reposição de matéria orgânica e nutrientes essenciais para a vida do solo.
Através da coleta e processamento dos resíduos de MDF dos entulhos com auxílio das cooperativas de reciclagem, aliados à ação aceleradora do carbonato de sódio, será produzido um condicionador de solo de fácil aplicação.
A incorporação desse produto em áreas degradadas, após análise prévia das necessidades do solo, permitirá a recuperação da matéria orgânica e com isso a posterior reposição de nutrientes e fertilidade. O projeto busca recuperar o meio ambiente produtivo, auxiliar as comunidades das cooperativas com geração de emprego e renda com uso de uma solução inovadora para o uso de resíduos de MDF reaproveitados.
A reconstrução da situação crítica do Rio Grande do Sul passará pela eliminação dos entulhos e melhoramento dos solos agriculturáveis assim como restabelecimento das famílias afetadas, mas a ideia de reaproveitar resíduos de MDF pode permanecer utilizando ainda resíduos da indústria em outras situações.
ASSISTA A UM VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA TÉCNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO:
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL