Alunos de Cachoeira estão na maior feira de ciências da América Latina

Por
Alunos de Cachoeira estão na maior feira de ciências da América Latina
CACHOEIRA DO SUL
24 de outubro de 2024 - Alunos da Escola Técnica Nossa Senhora da Conceição apresentam projeto de reaproveitamento de fibras de MDF resultantes das enchentes / Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, situada em Três Vendas, interior de Cachoeira do Sul, estão com projeto na 39ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-Liberato), maior evento desse tipo na América Latina. A feira acontece na Fenac, em Novo Hamburgo, com entrada gratuita e aberta ao público até as 21h desta quinta-feira (24).  A mostra conta com 795 projetos inscritos, número mais expressivo do que as 742 inscrições de 2023. Participam estudantes de 21 estados brasileiros e de 12 países.

O projeto proposto pelos alunos cachoeirenses é o MDF Regenera, que prevê a aplicação do MDF (fibras de média densidade) resultantes das enchentes do estado do Rio Grande do Sul como alternativa para recuperação dos solos lixiviados por enxurradas. A proposta é de autoria dos alunos Kaillan da Silva Oliveira, Mariana Teixeira Mélo Kiefer e João Arthur Pereira Martins Niemeier, sob a orientação da professora Carina Morais Corrêa Dutra.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NO PROJETO DOS ALUNOS DE CACHOEIRA DO SUL

O QUE PREVÊ O PROJETO DOS ALUNOS DA ESCOLA TÉCNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA 39ª MOSTRATEC-LIBERATO

O projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição propõe uma solução inovadora para recuperação de solos devastados por enchentes, utilizando resíduos de fibras de média densidade (MDF) e carbonato de sódio.

Diante dos frequentes eventos climáticos extremos que causam enchentes, em especial o ocorrido no Rio Grande do Sul, que invadem casas, geram muitos entulhos pós limpeza e degradam o solo, a utilização de resíduos de MDF surge como uma alternativa promissora para a reposição de matéria orgânica e nutrientes essenciais para a vida do solo.

Através da coleta e processamento dos resíduos de MDF dos entulhos com auxílio das cooperativas de reciclagem, aliados à ação aceleradora do carbonato de sódio, será produzido um condicionador de solo de fácil aplicação.

A incorporação desse produto em áreas degradadas, após análise prévia das necessidades do solo, permitirá a recuperação da matéria orgânica e com isso a posterior reposição de nutrientes e fertilidade. O projeto busca recuperar o meio ambiente produtivo, auxiliar as comunidades das cooperativas com geração de emprego e renda com uso de uma solução inovadora para o uso de resíduos de MDF reaproveitados.

A reconstrução da situação crítica do Rio Grande do Sul passará pela eliminação dos entulhos e melhoramento dos solos agriculturáveis assim como restabelecimento das famílias afetadas, mas a ideia de reaproveitar resíduos de MDF pode permanecer utilizando ainda resíduos da indústria em outras situações.

ASSISTA A UM VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA TÉCNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO:

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL