Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Alunos do CIEP são classificados com projeto em mostra da UFRGS

Estudantes cachoeirenses terão o trabalho inserido em publicação científica / Foto: Divulgação

Estudantes cachoeirenses terão o trabalho inserido em publicação científica / Foto: Divulgação

Com o tema “Do descarte à inovação: reciclagem de plásticos para um futuro sustentável em Cachoeira do Sul”, os estudantes da turma 302 do CIEP (EEEM Virgilino Jayme Zinn), Dionathan Oliveira, Willian Oliveira, Eduardo Tuchtenhagen Guedes, tiveram seu trabalho de iniciação científica classificado na IV Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho (Moscling), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto teve orientação do professor Dr. Henrique Hettwer e coorientação do professor Dr. Lúcio Roberto da Silva, concorrendo com trabalhos de educação básica de todo o país.

A proposta de iniciação científica, elaborada pelos estudantes, apresenta uma política pública que integra o poder público municipal, cooperativa de recicladores e empresas de usinagem de resíduos sólidos (plástico) para a produção de equipamentos de madeira plástica (bancos e lixeiras), usando os dejetos coletados no município.

Segundo os estudantes, o plástico, que representa parte importante dos cerca de 22,5 kg que cada cachoeirense produz de lixo mensalmente, poderia ser separado para outro fim, impedindo a degradação ambiental. Com o encadeamento propiciado pela Prefeitura Municipal e recicladores, o plástico seria destinado a empresas que produziriam os equipamentos, que poderiam ser doados a escolas e instituições e ornamentar espaços públicos.

ALUNOS TERÃO TRABALHO PUBLICADO

Os estudantes já receberam certificado de participação e terão seu trabalho publicado em e-book dos anais do evento. Concorrerão ainda a premiação do evento na categoria de ensino médio. A defesa do projeto ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, no site do evento, https://www.ufrgs.br/moscling/, com transmissão ao vivo. A Mostra Científica conta com apoio da CNPQ e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Sair da versão mobile