Alta do Jacuí: Defesa Civil prepara remoção das primeiras famílias

Por 11 de setembro de 2021

Na manhã deste sábado, o nível do Rio Jacuí estava 3,75 metros acima do nível normal com aumento de 2,5 centímetros por hora, de acordo com monitoramento da Defesa Civil de Cachoeira do Sul. Nesta cota, a água começa a atingir as áreas de várzea e passa a reduzir a velocidade que antes era de 6 centímetros por hora. Segue o alerta, uma vez que ainda continua subindo e existe previsão de retorno das chuvas.

Crédito: Defesa Civil

A remoção de três famílias de maneira preventiva deve ser realizada pela tarde, antes que a água chegue às residências, fazendo com que não haja perda de móveis e utensílios de moradores e também mantendo a segurança das equipes de trabalho.

A Prefeitura está com todas as secretarias de sobreaviso para necessidade de ação emergencial.

Crédito: Defesa Civil

A Secretaria de Inclusão Social já preparou um abrigo temporário: será no ginásio da Fenarroz. Já a Secretaria da Saúde fará triagem para detecção e testagem de pacientes.

Crédito: Defesa Civil

O 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Patrulha Ambiental também estão em alerta para necessidade de apoio.

Crédito: Defesa Civil

A equipe da Defesa Civil está realizando o monitoramento das áreas de inundação com vistorias pela manhã, tarde e noite.

Crédito: Defesa Civil

Crédito: Defesa Civil