Alerta: Secretaria da Saúde rebate Fake News sobre dose extra

Por 18 de agosto de 2021

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou um alerta nesta quarta-feira a respeito de uma mentira espalhada por redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a vacinação contra a Covid. De acordo com a pasta, o conteúdo da fake news remete para uma espécie de convocação ao destinatário da mensagem. O comunicado diz que a inscrição de Sistema Único de Saúde foi selecionada para a aplicação da dose extra de imunizante. “A escolha de qual fabricante tomar é optativa”, acentua a mensagem.

Na sequência, o pedido é para o destinatário realizar um clique para visualizar orientações a respeito. A suspeita é que o link seja uma armadilha capaz de capturar informações privadas das vítimas e infectar seu sistema com um arquivo.

“Informações sobre vacinação devem ser buscadas sempre nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Saúde” – alerta da Secretaria Municipal da Saúde

A necessidade de dose extra ainda está em debate entre as autoridades sanitárias e públicas. Além disso, a mensagem para usuários do SUS ocorre por canais oficiais.