O Rio Grande do Sul enfrenta atualmente um dos mais severos desastres climáticos de sua história recente. Chuvas intensas e contínuas estão provocando estragos generalizados em todo o Estado, com rios transbordando, deslizamentos de terra e interrupções em rodovias cruciais. Esta situação trágica está afetando milhares de famílias gaúchas, trazendo desespero e dificuldade para muitas comunidades.
Alright?
A Alright é uma startup de mídia 100% brasileira que tem como propósito impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação locais e especializados, atuando como agente de transformação e aceleração de negócios digitais.
Em resposta para a crise, uma rede de veículos jornalísticos locais – do Estado e até de outras regiões do Brasil – lança o “Manifesto de Solidariedade e Ajuda ao Rio Grande do Sul”, um chamado à ação para todas as pessoas, empresas e organizações. O objetivo é promover a união de veículos de jornalismo local para divulgação de campanhas de doação, veiculação de conteúdo verificado e seguro, e iniciativas informacionais para a população nesse momento.
O manifesto destaca a importância de disseminar informações precisas e confiáveis durante crises como o RS enfrenta. Por isso, a recomendação é que a população acompanhe as notícias através de veículos locais de comunicação que estão trabalhando com rigor e respeito para reportar a situação com precisão e humanidade. Esses meios também são uma fonte confiável para orientações sobre como contribuir e se envolver na rede de apoio em prol das comunidades afetadas.
Essa soma de esforços de solidariedade acontece para apoiar, reerguer e fortalecer as comunidades impactadas pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul. Um envolvimento que pode fazer a diferença para ajudar a reconstruir lares, oferecer esperança e mostrar que, em tempos de adversidade, a solidariedade é nossa maior força.
A curadoria de conteúdos informativos sobre a situação no Rio Grande do Sul é coordenada pela equipe da Alright na página #AjudaRS. No topo da página, há um QRCode que direciona para as doações e destaque para a conta oficial SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38).
Acompanhe a rede: #AjudaRs – Página Oficial
Confira o manifesto divulgado na sua íntegra:
Manifesto de Solidariedade e Ajuda ao Rio Grande do Sul
Neste momento crítico, o Rio Grande do Sul enfrenta um dos mais graves desastres climáticos de sua história. Chuvas intensas e incessantes devastam o estado, causando a elevação alarmante dos rios, deslizamentos de terra e bloqueios em estradas vitais, trazendo desolação e dificuldades para milhares de famílias gaúchas.
A situação exige uma resposta imediata e solidária de todos nós. Por isso, convocamos a comunidade — empresas, entidades e cada cidadão — a participar desta corrente de apoio. Cada contribuição, pequena ou grande, faz uma diferença significativa.
Entendemos também a importância do cuidado com a quantidade de informações em circulação e a necessidade de segurança, checagem e qualidade no que chega até a população do país. Para isso, orientamos o acompanhamento da cobertura realizada por veículos de notícias locais no esforço de informar sobre as consequências da tragédia, com o devido respeito e rigorosa apuração, bem como para fortalecer a rede de solidariedade em prol dos cidadãos afetados no Rio Grande do Sul.
Juntos, vamos apoiar, reerguer e fortalecer todas as comunidades atingidas.
Veículos jornalísticos engajados na ação:
Portal Leouve
Grupo Oceano
Portal Gaz
Portal Folha do Mate
Rádio Terra FM
Portal MetSul Meteorologia
Portal Rádio Independente
Acústica FM
Portal Litoral Mania
Portal Porto Alegre 24 horas
Portal Santa Maria 24 horas
Clima Ao Vivo
Rádio Uirapuru FM
Portal Sprio Mais
Portal Giro Marília
Portal Hora Campinas
Portal O Bairrista
Jornal Atual RJ
Live
Nesta sexta-feira (10), uma live foi transmitida pelos canais da agência, com o tema “A Cobertura Jornalística em Desastres Ambientais: a força do jornalismo local na emergência climática do RS”. A ação foi decorrente da iniciativa #AjudaRS e contou com a participação do Portal OCorreio, descrevendo sua experiência na cobertura em Cachoeira do Sul e Região. Confira: