Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Água volta a jorrar nas torneiras das casas de Cachoeira

Foto: Milos Silveira

Água voltou: nos bairros da zona norte, que foram os últimos a ser abastecidos, pressão ainda sofre aumento gradativo / Foto: Milos Silveira

 

A água voltou a jorrar nas torneiras das residências de Cachoeira do Sul. Embora a Corsan tenha retomado o bombeamento por volta das 16h30min desta quarta-feira (16), foi nesta quinta-feira (17) que o abastecimento foi plenamente normalizado, especialmente para os bairros mais afastados da estação de tratamento de água (ETA) do Bairro Marques Ribeiro, os situados na zona norte da cidade.

Cachoeira do Sul ficou sem água na manhã desta quarta-feira depois que uma cúpula da estação de tratamento ter sido danificada. O gerente da Corsan em Cachoeira, Neorildo Dassi, explicou ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, que o problema aconteceu devido a obras de melhorias do sistema de bombeamento na ETA. “Infelizmente, o que aconteceu foi um imprevisto de obra”, explicou Neorildo.

Com o dano, terra e concreto se misturaram à água que estava sendo tratada, o que levou à interrupção do abastecimento. Técnicos da estatal começaram a trabalhar na solução do incidente por volta das 6h de quarta-feira. O serviço se estendeu por mais de 10 horas, até que o bombeamento foi retomado por volta das 16h30min, duas horas e meia mais tarde do que havia sido previsto inicialmente.

Na parte baixa da cidade, a água chegou a pleno nas torneiras por volta das 20h. Em razão da distância, os bairros da zona norte foram os últimos a receber a água, com aumento gradativo da pressão no sistema ainda na manhã desta quinta-feira.

Localidades do interior atendidas pela Corsan, como a Vila Piquiri, Passo do Moura, Rincão dos Kiefer, Guajuvira, Menezes, Água Morna e Capão da Cruz, não foram afetadas pela situação da ETA, pois são abastecidas por reservatórios independentes.

Sair da versão mobile