Agroindústria Vida Camponesa é a primeira do segmento de queijos a receber o Selo Sabor Gaúcho em Cachoeira / Foto: Emater/Divulgação
A Agroindústria Vida Camponesa, de Luciana e André Piovesan, situada no Piquiri, interior de Cachoeira do Sul, recebeu da Emater o Selo Sabor Gaúcho, documento de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. O programa do governo do RS possibilita a comercialização de produtos oriundos das agroindústrias familiares pelo próprio talão de produtor sem a necessidade de que o agricultor tenha que registrar uma pequena ou microempresa.
Essa maior facilidade auxilia os produtores em questões fiscais e burocráticas e a participação em feiras como Expointer, Expoagro, Fenarroz, entre outras, nos Pavilhões de Agroindústria Familiar. Também possibilita a comercialização de seus produtos nos mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A Agroindústria Vida Camponesa trabalha com pecuária leiteira e com a produção de queijos e é a primeira agroindústria familiar deste segmento a ser contemplada com o Selo Sabor Gaúcho em Cachoeira do Sul. A cerimônia de entrega do Selo Sabor Gaúcho foi realizada na Feira Livre Municipal e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Smap) com as presenças do secretário Fernando Cantarelli, do diretor Diego Cruz, da responsável pelo setor de Agroindústrias da Smap, Monique Porto, e de Luciane Pedroso e Julia Pedrotti, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Também prestigiaram a entrega do Selo Sabor Gaúcho o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul, Paulo Ricardo Vieira da Cunha, e a equipe da Emater de Cachoeira do Sul, com as presenças de Luciano Mazuim, Larisse Martin, Isabel Vivian e Dirceu Nöller.
A entrega do Selo foi entregue pelo engenheiro agrônomo Luciano Mazuim, chefe da Emater de Cachoeira do Sul, para Luciana Piovesan. Ela agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo e reforçou a importância da legislação referente a legalização de novas agroindústrias familiares seja reestudada como forma de viabilizar a criação de novas agroindústrias no Estado. Também falou da importância da existência do espaço de comercialização na Feira Livre.
Luciano Mazuim, da Emater, frisou que com esta agroindústria Cachoeira do Sul chega a sete empresas rurais desta natureza legalizadas atualmente e que existem outras quatro em processo de construção e legalização. A expectativa é de que este número possa chegar a 11 agroindústrias familiares legalizadas em 2024.
A Agroindústria Vida Camponesa fica no Corredor da Costa no Piquiri e comercializa seus produtos direto na propriedade, no quiosque da comunidade às margens da BR-290, e na Feira Livre Municipal nas sextas-feiras pela manhã. Produz queijos das variedades colonial, minas frescal e colonial com orégano. Os queijos podem ser encomendados pelo telefone (51) 99706-1973.