Nesta quinta-feira, Cachoeira do Sul relembra uma história que inspira orgulho. A fundação da Indústria Agro-Pertences ocorreu no dia 24 de fevereiro de 1964. São 58 anos de uma trajetória escrita ao lado da comunidade.
A origem foi a absorção da firma Arthêmio M. De Francenschi & Cia Ltda, empresa que iniciou suas atividades ainda em 1958 trabalhando com revenda, consertos, restauração e assistência técnica em tratores e máquinas para colheita.
No começo de sua trajetória, a Agro-Pertences tinha por finalidade a fabricação de molinetes e cilindros com dentes para colhedoras de cereais.
Em 1968, a linha de produção passou a ser voltada para peças utilizadas na montagem de colheitadeiras e tratores, chassis e laterias para plataforma de colher milho, caixa de ferramentas e molinetes (pick-up reels). A empresa começou a fornecer componentes para as maiores organizações dedicadas à fabricação de colheitadeiras, um mercado que exige qualidade ao nível das grandes corporações mundiais.
Desde sua fundação, a Indústria Agro-Pertences tem como foco principal a busca constante da qualidade de seus produtos e processos. Seguindo seu objetivo, obteve adesão ao PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade) em 1996, quando inciou o trabalho de padronização dos processos e descrição dos procedimentos.
Para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários em parceria com outras empresas do grupo, montou o refeitório e iniciou o fornecimento de refeição internamente em 2003.
Três anos depois, em 2006, a Agro-Pertences adquiriu máquinas a laser importadas da Alemanha, melhorando o aproveitamento, agilidade e a qualidade da produção.
Em 2008, a indústria marcou em sua história com a construção de um pavilhão de aproximadamente 4 mil metros quadrados, além da aquisição de duas empilhadeiras elétricas, uma balanceadora horizontal eletrônica e de um robô de solda importado da Itália. Todo esse investimento foi para iniciar a produção de um novo produto.
A empresa conquistou a certificação ISO 9001:2008 no ano de 2010, preservando a cultura existente e adequando seus processos aos requisitos normativos.
A Agro-Pertences está constantemente em busca de melhorias e se adequando com as exigências de seus clientes e das leis. Um dos exemplos de tanta dedicação está na montagem de um Plano de Ação para implementação de permanentes melhorias.