
O governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva ligou o modo populista de dar ao povo tudo de graça.
E realmente não importa mais se 2026 é ano eleitoral e se todas as benesses tem por único objetivo a reeleição do grande líder.
Lula não vai largar o osso, nem depois de morto.
Vários são os exemplos.
A Tarifa Social de Energia Elétrica garantirá a gratuidade total da conta de luz para famílias de baixa renda, com o consumo de até 80 kWh/mês, a partir de 1º de janeiro de 2026.
O Programa Gás do Povo garante gratuidade no botijão de gás de cozinha para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa vai abarcar 50 milhões de pessoas ou pelo menos metade disso de votos para a esquerda.
O Pé-de-meia como poupança para que os estudantes do Ensino Médio permaneçam na Escola.
Soma-se a proposta de transporte público gratuito em todo o território nacional.
O estudo foi solicitado por Lula ao Ministério da Fazenda e vai ser o trunfo para reeleição.
Alegam que “se Lula prometeu isenção de imposto para quem ganha até R$ 5 mil e entregou, o eleitor sabe que, se ele prometer tarifa zero para ônibus em outro próximo mandato, também cumprirá”.
Todo candidato de direita com potencial para vencer será barrado.
Só vão poder concorrer os candidatos autorizados pelo sistema, que sejam palatáveis e saibam que vão perder.
Vão permitir Eduardo Leite, inimigo da polarização, ou Ratinho Júnior do Paraná, Ronaldo Caiada de Goiás e Romeu Zuma de Minas Gerais.
Tudo isso para dar ares de democracia, para que possam alegar que as eleições foram justas, cordiais e dentro do espectro político desejável.
É a oposição autorizada.
Tarcísio de Freitas, bolsonarista de carteirinha, entendeu o jogo e afirmou que se candidatará para reeleição ao governo de São Paulo.
Então não há nada com que se preocupar, a política seguirá nessa toada até que o sentimento de contrariedade seja tão forte que derrube todo o sistema.
Quanto tempo vai levar é difícil de prever, porque depende da insatisfação coletiva.
Mas como diria o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, o sistema entrega a mão pra salvar o braço, se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças.
Enquanto parte considerável da população seguir recebendo benefícios como Bolsa-Família turbinada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Gás do Povo, Pé-de-Meia e transporte público gratuito, os votos no PT seguirão firmes e fortes.
Não lute contra o povão, não se revolte contra o sistema.
Trabalhe mais e mais para pagar os impostos.
Porque quanto mais imposto, maiores serão os benefícios do povão.
Como Raul Seixas cantou: Agora é free! É tudo grátis!