Agentes de Cachoeira do Sul integraram uma megaoperação com a participação de 190 policiais civis, incluindo dez delegados, além de 60 agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e dez policiais militares. Ao todo, foram 40 mandados de busca e 19 prisões nesta quinta-feira (10) em Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Canoas e nos presídios de Charqueadas e Ijuí. A ação, batizada de “Tentáculos”, envolveu ainda agentes de Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado e Canoas. Apurações da Polícia Civil sobre homicídios relacionados com o tráfico de drogas na região, principalmente em Rio Pardo, motivaram a operação.
De acordo com a investigação – que iniciaram em março, o grupo investigado foi responsável por dez homicídios em Rio Pardo, incluindo um motorista de aplicativo de Cruz Alta. Ao longo do trabalho investigativo, foram apreendidos 5 quilos de maconha, 1 quilo de cocaína e 2 quilos de crack, além de R$ 5 mil e 8 veículos apreendidos, além de 5 armas de fogo e munições. Mais de 50 pessoas foram identificadas.
As diligências apontaram que o líder da organização investigada está recolhido junto ao sistema prisional, atualmente em Ijuí, comandando os crimes de tráfico e homicídios do interior da cadeia.