Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

AGAS presta homenagem a personalidades de destaque na retomada do Estado

Crédito: Larry Silva

Crédito: Larry Silva

A noite de terça-feira (20) foi de homenagens na Arena do Conhecimento, na Fiergs, em Porto Alegre, durante a 41ª Expoagas. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, recepcionou personalidades que foram importantes na retomada do Estado após a catástrofe climática de maio. “Devemos um agradecimento especial ao José Luis Turmina que, em apenas 12 horas, criou o aplicativo Ajuda Sul, que fez o mapeamento das regiões e empresas que sofreram danos parciais ou totais e foi oferecido ao governo e aos fornecedores, sendo fundamental para organizar as ações de apoio promovidas pela AGAS na reconstrução”, relatou Longo. O presidente ainda fez questão de chamar ao palco representantes das associações de outros estados brasileiros que prestigiaram o evento e de entidades gaúchas que, de alguma forma, colaboraram na retomada da economia e também no auxílio aos atingidos pelas enchentes.

A AGAS, com a ajuda de outras instituições, esteve à frente de ações em prol dos atingidos pelas cheias, como o auxílio na reconstrução da ponte de Guaporé, a fabricação e entrega de 20 casas na região de Arroio do Meio, a aquisição de um drone de última geração ao Corpo de Bombeiros, importante no salvamento de vidas, e a doação de mais de 20 mil embalagens para marmitas, 14 mil cestas básicas, 7 mil kits de limpeza, 6 mil cobertores, um laboratório de informática à Fundação Pão dos Pobres e outras ações pontuais nas regiões afetadas. A entidade está promovendo ainda a distribuição de R$ 1,5 milhão em vale-compras para os supermercados atingidos pelas enchentes, que poderão sortear ou distribuir estes prêmios aos seus clientes. “É uma forma de apoiar o consumidor final e o comércio, que terá este valor dos vale-compras totalmente aportado pelos clientes nas suas lojas”, resume o presidente da entidade.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, Gustavo Kist, e o tenente-coronel do Comando de Caxias do Sul, Márcio Muller Batista, subiram ao palco para agradecer pela doação do drone. “Em poucas horas, graças a este equipamento tecnológico, conseguimos salvar vidas”, salientou Kist. Na ocasião, o empresário José Luis Turmina, atuante no ramo atacadista distribuidor e idealizador do aplicativo Ajuda Sul, foi agraciado com a Medalha Don Charles Bird. A distinção é a comenda outorgada pela AGAS aos fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo que são referência para o segmento supermercadista do Rio Grande do Sul. Turmina disse que testemunhou muitos concorrentes trabalhando uns pelos outros. “O legado que a AGAS deixa é exatamente esta união que houve. Tem coisas na vida que não tem preço, mas sim valor”, afirmou.

Sair da versão mobile