Afinal, quem pode vacinar-se contra gripe, sarampo e covid-19?

Por 6 de junho de 2022

Vacinação: população deve estar atenta às regras para o tipo de imunizante a ser buscado nos postos / Foto: PMCS/Divulgação

 

Prorrogadas, as campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo seguem até o próximo dia 24. No caso da influenza, a imunização foi estendida a todas faixas etárias (acima dos seis meses de idade), após determinação anunciada sexta-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Dada a oferta disponível de imunizantes, imediatamente a orientação passou a ser cumprida pela rede municipal de saúde de Cachoeira do Sul já no mutirão das vacinas do último sábado (4), promovido nas EAP Central, EAP Centro Social Urbano e no Drive Thru em frente à Prefeitura. A partir desta segunda-feira (6), a campanha retornou aos postos de saúde da rede básica, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.

 

VACINAÇÃO SARAMPO

  • Crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias campanha indiscriminada, ou seja, independente de já ter feito a vacina em outra ocasião, deve fazer dose de campanha.
  • Profissionais da Saúde que não tem nenhuma dose ou o esquema completo de duas doses.

 

VACINAÇÃO COVID-19

  • Há vacinas da Covid-19 para adolescentes (1ª e 2ª doses), para adultos (1ª, 2ª doses e primeiro reforço), assim como todas as doses para os idosos, inclusive o segundo reforço (a chamada 4ª dose).
  • As doses de reforço para os adolescentes (3ª dose), recomendadaspelo Ministério da Saúde na semana passada, ainda não tem orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) e nem estoque que possibilite o início da aplicação.
  • O segundo reforço (4ª dose), também recomendado na semana passada pelo Ministério da Saúde para todas as pessoas com 50 anos ou mais, ainda nãoestá sendo operacionalizado pela SES. Em Cachoeira do Sul, por enquanto, as aplicações estão sendo feitas para idosos a partir dos 60 anos.

*Com informações de Viviane Souza, da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde