Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Aero Agrícola Santos Dumont busca paciente para o HCB

Aeronave foi ao interior do município buscar paciente para sessão de hemodiálise no HCB. Fotos: Ascom/Prefeitura

A ajuda humanitária se faz presente cada vez mais neste período de cheia do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul. Neste domingo (5), por exemplo, a Defesa Civil com auxílio da Aero Agrícola Santos Dumont, empresa cachoeirense, tiveram êxito no resgate no resgate de um paciente, residente na localidade de Cerro dos Peixotos, no interior do município. José Carlos Silveira é paciente do serviço de hemodiálise do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), onde se submete a sessões três vezes por semana.
Ele estava sem atendimento desde a última quarta-feira, mas neste domingo (5), com o auxílio de uma aeronave da Aero Agrícola Santos Dumont, foi possível transportá-lo na Fazenda Strobel, local que ele conseguiu chegar de carro após a água baixar na estrada.
José Carlos Silveira foi recebido no Aeródromo Municipal pela enfermeira Simone Mônego, que atua na Defesa Civil. Ele estava estável e ainda esteve na Defesa Civil, onde conversou com a prefeita Angela Schuh, antes de ser levado para o HCB onde iniciou sua sessão de hemodiálise. Agora, ele ficará na casa de amigos em Cachoeira até poder retornar para casa.

MOBILIZAÇÃO VALEU A PENA
O serviço de hemodiálise do HCB estava desde quarta-feira tentando contato com o paciente, sem sucesso. Foi necessário mobilizar uma grande rede de pessoas através de grupos de whatsapp e até mesmo chamado por rádio local. A iniciativa teve sucesso. Neste domingo, pela manhã, após a grande mobilização foi possível localizar o paciente, que inclusive já planejava ir para a BR 290 com o objetivo de procurar atendimento em alguma outra cidade.

Sair da versão mobile