Adriana Calcanhotto e lançamento de documentário marcam os 30 anos da Casa de Cultura Mario Quintana

Por
Adriana Calcanhotto e lançamento de documentário marcam os 30 anos da Casa de Cultura Mario Quintana
GOGH
22 de setembro de 2020 - adrianacalcanhoto

Arte&Cultura


Crédito: Leonardo Aversa/Divulgação

Para marcar os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), foi realizado um documentário, que será lançado às 20 horas da próxima quinta-feira (24), véspera da data de fundação, no ano de 1990. “O aniversário da Casa de Cultura é um momento muito importante na história cultural do Estado. Celebrar o marco com essa programação é valorizar a memória da instituição e o público que frequenta o espaço. É uma forma de acessar a casa neste momento de distanciamento social. A produção audiovisual ficará disponível no canal da CCMQ no YouTube”, comenta o diretor da instituição, Diego Groisman.

Com aproximadamente 15 minutos de duração, o filme é assinado pela premiada diretora Mirela Kruel, com roteiro de Théo Tajes. Mirela recentemente dirigiu cenas documentais para a novela Amor de mãe, da Rede Globo. Também é diretora do longa-metragem O último poema, que recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival Internacional de Cinema de Bogotá, em 2015.

A trilha sonora tem músicas de Bruno Kiefer e de Vitor Ramil. O filme conta com a narração da atriz Mirna Spritzer, além de depoimentos de personagens que fizeram a história da CCMQ. Entre personalidades do meio artístico e da produção cultural, figuram a atriz e escritora Bruna Lombardi, amiga de Mario Quintana; a secretária de da Cultura, Beatriz Araujo; e o arquiteto Flávio Kiefer, um dos responsáveis pela transformação do antigo Hotel Majestic em Casa de Cultura.

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) contribuiu com essa construção de memória, disponibilizando documentos e imagens de seu acervo e indicando nomes importantes na trajetória da instituição para serem entrevistados, entre eles Carlos Appel, primeiro titular da Secretaria de Estado da Cultura, instituição da qual a CCMQ faz parte, criada também em 1990.

Adriana Calcanhotto

Na sexta-feira (25/9), dia do aniversário da CCMQ, às 20h acontece uma edição especial do projeto Casa Virtual, com Adriana Calcanhotto. A apresentação é da também cantora porto-alegrense Adriana Deffenti. A proposta do encontro é celebrar a música e a poesia, a partir das memórias afetivas de Adriana com Porto Alegre.

“Estamos muito felizes em proporcionar ao nosso público esse momento especial. Adriana Calcanhotto, por sua relação com a música, poesia e artes visuais, pareceu o nome ideal para representar esse momento de celebração do aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana”, comemora Groisman.

No repertório do show, canções consagradas e novidades do mais recente trabalho da cantora e compositora, realizado durante a quarentena. Adriana também fará leitura de poemas para homenagear Mario Quintana, patrono da Casa de Cultura. A artista traz ainda para a Casa Virtual um pouco de seu envolvimento com a poesia portuguesa. Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil. A programação será transmitida pelo perfil da CCMQ no Instagram.

SERVIÇO

Lançamento do documentário Casa de Cultura Mario Quintana – 30 anos de história

• Quando: quinta-feira (24), às 20 horas
• Onde: canal da CCMQ no YouTube

Casa Virtual – Edição especial de aniversário da CCMQ com Adriana Calcanhotto

• Quando: sexta-feira (25), às 20 horas
• Onde: perfil da CCMQ no Instagram