Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Aditivo em contrato permite HCB contratar equipe para enfrentamento ao coronavírus

 

Decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira. Foto: Imprensa/Prefeitura

A Prefeitura de Cachoeira do Sul fará um aditivo ao contrato com o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para contratação de profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem – que atuarão no atendimento de possíveis pacientes com coronavírus. A equipe formada deverá trabalhar no Centro de Triagem, que será montado pelo Exército na próxima segunda-feira (23) no pátio da UPA.

A triagem atenderá apenas pacientes com queixas respiratórias, definindo os casos que deverão realizar o tratamento em casa e os que deverão ser encaminhados ao HCB. Conforme dados dos órgãos de saúde, de 80 a 85% dos casos da doença serão considerados leves e não necessitarão passar por tratamento no Hospital.

“Ainda estamos na fase de contenção, mas precisamos pensar que logo estaremos na fase de mitigação”, declarou o administrador do Hospital, Luciano Morschel, explicando que essa segunda fase será baseada em duas variáveis: o volume maior de atendimento e as dificuldades de isolamento dos pacientes, por isto a importância da tenda de triagem.

ATENÇÃO

A triagem ajuda a evitar que pacientes com o coronavírus entrem em contato com outros pacientes do Hospital o que seria, segundo Morschel “um prejuízo inestimável”. O HCB já suspendeu os atendimentos eletivos e também não deverá atender quadros respiratórios considerados leves. Estes pacientes deverão ser atendidos pela UPA. No HCB, em função da estrutura, estarão concentrados os casos graves de contaminação por COVID 19.

Barraca de triagem

A barraca de triagem deverá ser usada apenas por pacientes com queixas respiratórias – falta de ar e dificuldade para respirar – e não deverá ser usada para outros atendimentos, evitando a conglomeração de pessoas, o que poderá agravar a situação de contaminação. A orientação dos profissionais de saúde é para que pessoas com sintomas leves continuem se tratando em casa. A montagem das estruturas levará em consideração a proteção para profissionais de saúde e pacientes.

 

Sair da versão mobile