Ação foi concentrada nas três maiores unidades sanitárias. Foto: Ascom/Saúde.
A Secretaria de Saúde de Cachoeira do Sul contabilizou 166 atendimentos durante o horário adicional prestado pela rede municipal no sábado (15/10). A ação foi considerada positiva pela pasta, que concentrou suas atividades nos três maiores postos de saúde da cidade (EAP Central, EAP Centro Social Urbano e EAP Bairro Marina).
Nestas unidades, o atendimento aconteceu das 10h às 16h, com o objetivo de incentivar a imunização das crianças e a atualização do calendário vacinal de todos os públicos, além de oportunizar às mulheres um horário diferenciado para cuidar da saúde no mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
ATENÇÃO
Segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas neste período 68 doses de vacinas variadas (incluindo Covid-19 e os imunizantes do calendário de rotina), solicitados pela rede 41 exames citopatológicos, 54 mamografias, uma ecografia mamária e uma ecografia transvaginal.
Nas três unidades incluídas na iniciativa, as equipes de enfermagem orientaram as pacientes sobre o autoexame das mamas e ainda reforçaram quanto aos protocolos para exames de rotina da mulher disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir dos exames físicos, os enfermeiros encaminharam as solicitações de exames adicionais aos serviços especializados.
PROGRAMAÇÃO SÁBADO 15/10
Imunização e campanha preventiva ao câncer feminino
10h às 16h
* EAP Central (Prédio do INSS)
Vacinas aplicadas – 11 doses
Citopatológicos solicitados – 7 exames
Mamografias solicitadas – 20 pedidos
* EAP Centro Social Urbano (Bairro Santa Helena)
Vacinas aplicadas – 28 doses
Citopatológicos solicitados – 19 exames
Mamografias solicitadas – 17 pedidos
Ecografia mamária – 01 pedido
Ecografia transvaginal – 01 pedido
* EAP Marina (Bairro Marina)
Vacinas aplicadas – 30 doses
Citopatológicos solicitados – 15 exames
Mamografias solicitadas – 17 pedidos
Fonte/texto: Viviane Souza/Ascom/Saúde