Ação deflagrada nesta quarta-feira (2) pela Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil, com o apoio de servidores de outras pastas, percorreu 293 domicílios da cidade e registrou 44 moradores positivados para Covid-19 ou com suspeita da doença descumprindo o isolamento. Este foi o saldo do primeiro dia de operações da equipe de mais de 50 servidores públicos convocados pelo prefeito José Otávio Germano para percorrer os bairros da cidade e ajudar a conter os índices de contaminação pelo coronavírus.
“A missão dada pelo prefeito foi de verificarmos se todos os que foram diagnosticados, estão sob suspeita ou em contato com os doentes estão cumprindo o isolamento conforme orientação médica e o compromisso com o coletivo” – secretário da saúde, Marcelo Figueiró
Ao todo, 12 automóveis foram mobilizados nas atividades, entre utilitários e veículos de passeio, que transportaram agentes comunitários de saúde e de endemias, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária, equipe da Defesa Civil e demais servidores das áreas técnica e operacional da Saúde e demais secretarias.
Cada ausência verificada gerou um Termo de Constatação de Monitoramento a partir do qual foi lavrada uma ocorrência baseada no art. 268 do Código Penal – infringir determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa. A ação de monitoramento prossegue no feriado desta quinta-feira (3) e pelos próximos dias, até que todos os positivados sejam monitorados pelas equipes.