Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Acampamento de bolsonaristas em frente aos quartéis de Cachoeira é dispersado pela BM

Praça das Nações foi desocupada após 68 dias de vigília / Foto: Milos Silveira/OC

 

A Brigada Militar cumpriu nesta segunda-feira (9) determinação do Supremo Tribunal Federal e atuou na dispersão do acampamento bolsonarista que estava montado desde o início de novembro na Praça das Nações, em frente aos quartéis de Cachoeira do Sul, no Bairro Marques Ribeiro. O trabalho de desocupação do local foi pacífico e transcorreu sem incidentes após 68 dias de ocupação. Os manifestantes se reuniram no local por não concordarem com o resultado das eleições de outubro que deu a vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ordem judicial do STF foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes em razão de atos radicais que grupos extremistas que invadiram e depredaram neste domingo (8) os prédios do Palácio do Planalto, da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. A dispersão feita pelo 35º Batalhão de Polícia Militar foi feita por determinação do Comando Geral da BM no Rio Grande do Sul.

Em Brasília, 1,2 mil pessoas foram presas antes do meio-dia desta segunda-feira. Na ordem de prisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que os manifestantes devem ser presos por atos terroristas, associação criminosa, atentado ao Estado democrático, tentativa de golpe de Estado, incitação ao crime e perseguição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Distrito Federal, cujo governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes por 90 dias.

Sair da versão mobile