Acadêmicas da UFSM produzem HQ sobre patrimônio histórico de Cachoeira do Sul

Por
Acadêmicas da UFSM produzem HQ sobre patrimônio histórico de Cachoeira do Sul
EDUCAÇÃO
28 de julho de 2024 - Crédito: OC/Reprodução

As acadêmicas Ana Lívia Dib e Keren Baracy, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM de Cachoeira do Sul, lançaram a História em Quadrinhos (HQ) “Os guardiões da cidade em: A busca pelo tesouro perdido”. O material é em formato digital e foi produzido como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Teoria e Crítica II, ministrada pelo professor Ricardo de Souza Rocha.

Crédito: OC/Reprodução

Crédito: OC/Reprodução

Após abordarem a temática Arte e Cidade em sala de aula, na qual exploraram tópicos como cidades criativas, arquitetura efêmera e cidades para crianças, as alunas decidiram produzir o material como resultado da monografia desenvolvida com o título “Arte sequencial como ferramenta de divulgação do patrimônio histórico”, buscando envolver os assuntos discutidos de uma maneira prática e envolvente. Para Ana Lívia e Keren, o principal objetivo da HQ é exaltar e auxiliar na preservação da cultura, da história e da arquitetura de Cachoeira do Sul. Para isso, elas optaram por trabalhar com um público infantil, buscando estimular desde cedo o apreço pela herança cultural da cidade.

A narrativa e os personagens foram pensados para serem acessíveis e cativantes para crianças, facilitando o aprendizado de maneira lúdica e envolvente. “Ao envolver a comunidade, especialmente os jovens, esse material pode criar um senso de identidade e pertencimento, fortalecendo os laços culturais e comunitários. Além disso, por ser uma HQ, o formato visual e a narrativa envolvente consegue atrair públicos de outras idades”, complementam as autoras.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Para produzir os desenhos, Ana Lívia e Keren utilizaram a técnica de conversão de fotografias em desenhos gráficos, através de softwares de Inteligência Artificial. Os personagens homenageiam figuras célebres de Cachoeira do Sul. Os personagens João, Brigadeiro, Cândi e Guida fazem referências a João Neves Fontoura, Brigadeiro Nero Moura, Cândida de Oliveira Fortes e Marco Antônio Pereira Guidugli, respectivamente. Em aspectos gráficos, os personagens foram gerados com softwares de Inteligência Artificial, a partir de prompts com referências a aspectos físicos das figuras homenageadas. O roteiro foi todo criado pelas autoras e possui o gênero aventura/ fantasia, tendo como referência produções cinematográficas como Indiana Jones e National Treasure.

Segundo Ana Lívia e Keren, o projeto ainda está em sua fase inicial, e para além de publicações acadêmicas, elas estão considerando a possibilidade de produzir mais edições ou estender a versão atual. O objetivo é continuar explorando outros aspectos culturais e históricos de Cachoeira do Sul e potencialmente, de outras cidades. “Com o apoio da comunidade e o interesse dos leitores, acreditamos que possamos expandir a série e continuar a promover a valorização do patrimônio cultural através de histórias em quadrinhos”, afirmam as acadêmicas.

Para conferir o material completo, acesse o arquivo digital.