Acontece no próximo dia 29 no formato digital a Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecâ, a partir das 9h, no canal do Rio Grande Rural no youtube. A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, é uma das apoiadoras do evento.
Durante a solenidade serão exibidos depoimentos do prefeito José Otávio Germano, do produtor Ezequiel Garske e da empresa Pecanita, produtora e industrializadora de noz pecã em Cachoeira.
A força da Noz Pecã
Cachoeira do Sul é o município com a maior área de plantio de noz pecã no país, com 1.150 hectares e 81 pomares, e tem o maior pomar particular da América Latina, com 700 hectares. A estimativa de colheita para este ano é de 1.050 toneladas superando as 900 toneladas colhidas em 2020.
Na área de industrialização, Cachoeira tem as duas maiores empresas do país: a Pecanita Agroindustrial e a Divinut. Além das duas empresas, ainda há a Paralelo 30 e outros viveiros, que são responsáveis por 70% de todas as mudas de noz pecã produzidas e comercializadas no RS.
O setor gera 140 empregos diretos e muitos indiretos, além de aproximadamente 500 empregos temporários na época da colheita. Como grande produtor agrícola, o Rio Grande do Sul também encontra na pecanicultura uma alternativa para cultivar plantas que sejam menos atingidas pelas instabilidades climáticas.