A corrupção é a paz no Brasil

Por
A corrupção é a paz no Brasil
ENTRELINHAS
7 de setembro de 2023 - Toffoli / Crédito: EBC

José Antonio Dias Toffoli. O moço chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009, pela indicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava no seu segundo mandato na Presidência da República. O ministro anulou o acordo de leniência feito pela Odebrecht na Lava Jato. Toffoli ainda mandou investigar os agentes públicos envolvidos.

A sua entrada na política foi via o Partido dos Trabalhadores. Em 1994, foi assessor do deputado Arlindo Chinaglia (PT) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). De 1995 a 2000, Toffoli trabalhou como assessor jurídico da liderança do PT na Câmara dos Deputados. Nas eleições presidenciais de 1998, 2002 e 2006, advogou para o PT.

No primeiro mandato de Lula, foi foi subchefe da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos (SAJ).

Quando foi indicado para ser ministro do STF, Toffoli ocupava o cargo de advogado-geral da União.

Nesta quarta-feira, o minstro disse que a prisão de Lula na Operação Lava Jato é um dos “maiores erros judiciários da história do País”.

Os argumentos de que a Lava Jata acabou com empresas pelo país são verdadeiros. Mexeu com todo o Brasil. Lógico. Desde os tempos da vinda da família real portuguesa, a base é a corrupção. Sempre foi. Mexer nisso era loucura. Hoje, chamada de crime por aqueles que tomaram o poder, tal qual outro ministro disse que deveria ser.

Seguimos asisstindo. Prestando continência aos que querem, a todo custo, reescrever a História contrariando fatos. Mas sempre haverá um historiador que buscará documentos e baseará seu trabalho na verdade.