A agricultura digital combate as anomalias das culturas

Por
A agricultura digital combate as anomalias das culturas
RURAL
22 de novembro de 2022 - ruraldigital

O mundo dos negócios na produção agrícola de hoje gira em torno de tecnologias novas. Eles oferecem oportunidades infinitas para produtores e consumidores. A indústria agrícola enfrenta os desafios de ter que atender a demanda enquanto se mantém transparente e sustentável. A inovação e a modernização da produção estão, portanto, se tornando muito importantes ao longo do caminho. A principal razão para isto é que o uso de tecnologia moderna e inovação, é a melhor maneira de garantir maior produtividade e lucratividade em uma base sustentável.

Perda de Rendimentos Devido a Pragas e Doenças por Insetos

Estudos mostram que anualmente as perdas de colheitas equivalem a 20-40% devido a várias pragas e doenças de insetos. Os resultados dependem de muitos fatores, tais como mudança climática, condições climáticas e gestão agrícola inadequada. A gestão agrícola inadequada afeta a produtividade muito mais do que nós podemos pensar. Muitos agricultores ainda pulverizam os campos de acordo com horários específicos e pré-determinados, em certas fases de crescimento para evitar possíveis danos. Esses tratamentos de proteção não só são caros e perigosos para o meio ambiente, mas muitas vezes são ineficazes em um determinado período ou aplicados em uma área maior do campo do que o necessário.

Danos Causados pela Seca

Nós somos as pessoas, nossa economia e nosso meio ambiente depende de água em quantidade suficiente. As secas surgem de uma falta de chuva, que pode ser exacerbada por uma falha em atender à demanda por evaporação. As secas podem ser muito prejudiciais, especialmente para setores sensíveis, como a agricultura. Os terríveis efeitos da seca na agricultura e seu impacto na produção e no abastecimento de água. As perdas agrícolas ocorrem diretamente nas culturas quando os índices de vegetação são mal calculados, e indiretamente através de problemas de insetos, doenças, solo e ervas daninhas, assim como impactos na saúde humana e pecuária. Os custos da seca podem exceder bilhões de dólares em todo o mundo.

Agricultura Digital como Solução

Felizmente, a agricultura digital, que está ganhando mais e mais entusiastas a cada dia, pode ajudar a identificar anomalias, mesmo aquelas invisíveis a olho nu. Aqui estão algumas formas de detectar anomalias nas culturas utilizando a tecnologia digital:

Índice de Vegetação

O que é um índice de vegetação? É uma ferramenta muito importante na agricultura. Os índices de vegetação aplicados na agricultura não apenas fornecem dados precisos, mas também ajudam o agricultor a monitorar seu campo remotamente, economizando muito tempo e esforço. Os índices de vegetação para monitoramento remoto fornecem informações precisas não importa o tamanho da parcela, e são um indicador para a fertilização correta do campo.

Os índices de vegetação, juntamente com a tecnologia de satélite, aumentam o valor da produção agrícola através do uso de várias aplicações para o monitoramento remoto do desempenho. Consequentemente, não apenas a renda do agricultor aumenta, mas a qualidade da terra também é melhorada através da fertilização correta, na dosagem certa e nas áreas certas.

Alarmes de Pragas

Alarme de pragas – sistema de alerta de pragas e insetos com algoritmos que incluem previsão do tempo, localização do campo, tipo de cultura e condições climáticas que provocam pragas.

Estações Meteorológicas

Estações meteorológicas – usadas para determinar o melhor momento para tratar culturas baseadas no rastreamento preciso das condições climáticas, tais como temperatura, precipitação, umidade, velocidade do vento e outras. Desta forma, modelos de previsão de pragas e doenças podem ser criados para monitorar parâmetros específicos da cultura.

Tecnologia de Taxa Variável

Tecnologia de Taxa Variável (VRT) – utilizada para aplicar doses adequadas de produtos químicos no campo a fim de evitar a pulverização por baixo ou por cima, baseada na estrutura do dossel e na densidade da folhagem em um determinado ponto no tempo através de processamento em tempo real ou baseado em mapas.

Como as tecnologias espaciais podem ajudar a aumentar o rendimento?

Os satélites e as novas tecnologias estão ajudando a reduzir ou minimizar todas as perdas agrícolas.

Tornou-se simples e fácil monitorar seu campo e sua produtividade on-line através da plataforma de monitoramento, onde o fazendeiro faz uma previsão precisa do trabalho em sua parcela.

A tecnologia de satélite mostra áreas problemáticas do campo, plantas afetadas por insetos, doenças ou secas. O agricultor não tem mais que perder tempo procurando um problema por conta própria, ele obtém a extensão total do problema e sua solução.

Os escoteiros de campo agora só podem ir para as áreas afetadas e eles já conseguem confirmar o problema no local.

O monitoramento via satélites permite alcançar rendimentos altos, ao mesmo tempo em que economiza tempo e esforço no trabalho.

Conclusão

A tecnologia de satélite na agricultura é um passo novo na solução de problemas emergentes. Um agricultor não precisa mais gastar tanto esforço procurando um problema, quando existem índices de vegetação que mostram as condições da cultura. Com a tecnologia de satélite, a agricultura está adotando uma abordagem mais sustentável da produção e preservando a natureza para as gerações vindouras.