Onda de calor permanece no Sul do país nos próximos dias

Por
Onda de calor permanece no Sul do país nos próximos dias
CACHOEIRA DO SUL
18 de janeiro de 2022 - calor no rio grande do sul

Mapas meteorológicos colocam o Rio Grande do Sul em alerta laranja para onda de calor, que deve permanecer até o fim do mês em território gaúcho / Foto: Reprodução

 

A onda de calor que atinge o Sul do país desde a semana passada continua atuando sobre a região, e as temperaturas podem chegar a 40° Celsius em quase todo o Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina. O calorão extremo que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44°C, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta (14), foi registrada temperatura máxima de 41,7°C em Bagé, a maior para o município desde o início dos registros, em 1912.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na semana passada, alerta de perigo alto, informando que as temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná deveriam ficar 5° acima da média no período, por até cinco dias.

CALOR EXTREMO

O Rio Grande do Sul aparece nos mapas meteorológicos em alerta laranja, de perigo, para o calor. De acordo com o Instituto Climatempo, o calorão dá uma trégua nesta quarta (19) e quinta-feira (20) em Cachoeira do Sul, quando devem ser registradas máximas entre 28° e 31°C, mas volta com força no sexta-feira (21), quando estão previstos 38°C. No sábado (22), estão previstos 42°C na região, situação que deve permanecer pelo menos até o fim do mês em todo o território gaúcho.