A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), manterá as escolas da rede municipal abertas nos meses de janeiro e fevereiro para a Educação Infantil e janeiro para as escolas de Ensino Fundamental.
Das escolas de Educação Infantil, apenas a EMEI Trem da Alegria (Bairro Quinta da Boa Vista), EEI Emma de Bem Garcia (Bairro Barcelos) e EMEI Sítio Encantado (Três Vendas) não receberão crianças no período. Segundo os gestores, foi feita uma pesquisa dentro das comunidades e nenhum dos pais informou a necessidade em deixar seu filho na escola neste período. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Angela Schuh, o atendimento prioritário será para as crianças com idade de creche, até 3 anos de idade. No entanto, os pais de crianças de 4 e 5 anos (pré-escola), que não tiverem com quem deixar a criança, também podem procurar a escola para que seu filho seja atendido.
A diretora pedagógica da Smed, Solanje Louzada, frisa que é importante assegurar a convivência familiar da criança e por isso, se possível, elas devem ficar, pelo menos, um mês de férias. “A Smed possui professores contratados para prestar atendimento a todas as crianças. Mas é preciso que eles descansem também para, em fevereiro, recomeçarem o ano letivo”, garante Solanje.
DOIS PERÍODOS
A Smed dividiu o período de atividades nas EMEIs e EEIs em dois. Os pais podem escolher entre 27 de dezembro e 25 de janeiro de 2022 ou 10 de janeiro a 8 de fevereiro de 2022. Entre 9 e 15 de fevereiro, as escolas estarão fechadas para limpeza e organização. No dia 16 de fevereiro já começa a formação pedagógica dos educadores.
Programa de Recuperação da Aprendizagem para o Ensino Fundamental
Não são somente as EMEIs e EEIs que estarão abertas nestas férias. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) também estarão em funcionamento para efetivar o Programa de Recuperação da Aprendizagem, estendendo o período letivo para aqueles estudantes que as 800 horas previstas de atividades não foram suficientes para que eles atingissem o aprendizado esperado para cada ano.
As atividades serão ministradas em todas as escolas, inclusive nas do interior por um período de três semanas, entre 27 de dezembro e 14 de janeiro de 2022. Todos os alunos de 1º ao 9º anos, que não atingiram as habilidades e competências esperadas, estão sendo chamados. Além disso, os pais que entenderem que seus filhos precisam do reforço, também podem procurar a escola para tratar do assunto.
Os encontros serão voltados, também, aos estudantes que não entregaram as atividades propostas durante o ano letivo de 2021. A leitura, escrita, a interpretação e a resolução de problemas serão os principais pontos abordados neste período. Para os estudantes do 1º ao 5º ano, será aplicado nas três semanas um teste de leitura para avaliar a sua evolução.
NOVA OPORTUNIDADE EM FEVEREIRO
Após as três semanas de atividades do Programa de Recuperação da Aprendizagem, os estudantes que ainda não tiverem atingido os objetivos propostos, terão uma nova oportunidade. Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, eles serão avaliados para verificar a possibilidade da promoção ou não.