Banrisul reprova plano de recuperação da Ulbra

Por
Banrisul reprova plano de recuperação da Ulbra
EDUCAÇÃO
15 de dezembro de 2021 - Ulbra / Crédito: OC/Arquivo

O Plano de Recuperação Judicial da Associação Educacional Luterana Do Brasil – Aelbra, mantenedora da Rede Ulbra de Educação, foi rejeitado em assembleia que aconteceu na tarde dessa terça-feira e que se estendeu até o início da noite. Com voto contrário, o Banrisul – que pertence à classe dois dos credores – rejeitou o plano e não apresentou justificativa. Entretanto, as outras três classes de credores aprovaram o plano proposto de forma unânime, o que representou o voto de 94,34% dos presentes.

A mantenedora da Ulbra divulgou estranhar o fato de que foram atendidas todas as reivindicações do banco, ou seja, pagamento integral do crédito, sem deságio e com manutenção de todas as garantias. O pedido do Banrisul chegou a ser anexado em sua integralidade ao Plano de Recuperação Judicial.

A Aelbra entende que se trata de exercício abusivo do poder de voto, prática rebatida pela Lei de Falências. Com isso, a entidade solicitará ao juízo que conceda a recuperação judicial com base na aprovação das três classes e torne nulo o voto do Banrisul, evitando com isso que seja decretada a falência da instituição.

A cópia da votação já foi encaminhada para o Judiciário, para que se tenha uma decisão rápida diante do cenário que se apresenta e do recesso de fim de ano. A expectativa é que até a próxima sexta-feira a Justiça tenha uma definição. O Banrisul ainda não divulgou posição a respeito da situação.