Secretário adjunto do RS visita Cachoeira para tratar de sistema coletivo de redução de flúor

Por
Secretário adjunto do RS visita Cachoeira para tratar de sistema coletivo de redução de flúor
CACHOEIRA DO SUL
25 de novembro de 2021 - GIOVANE WICKERT

Crédito: Divulgação

O secretário adjunto de Obras e Habitação do Governo Estadual, Giovane Wickert (PSB), vem a Cachoeira do Sul nesta sexta-feira para tratar de assuntos relacionados ao sistema coletivo de redução de flúor em poços tubulares profundos. a ser instalado no Município a partir do início do próximo ano no Piquiri.

O projeto desenvolvido pela Unisc, com a cooperação do Governo do Estado e da Corsan, busca reduzir o nível de flúor na água de poços largo profundo que abastecem as comunidades do interior nas regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari.

O modelo experimental do sistema já foi aplicado em residências de Restinga Sêca, São Sebastião e Novo Xingu para o uso doméstico. Agora, em nova fase, o sistema a ser implantado em Cachoeira do Sul está voltado para a distribuição. A água sai do poço para o reservatório e, antes de chegar na residência, é tratada. De acordo com o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, o investimento médio no sistema será em torno de R$ 500 mil.

O secretário deve se reunir com o prefeito José Otávio Germano, o secretário de Agricultura e Pesca, Fernando Cantarelli, e o gestor da Corsan, Neorildo Dassi. Além disso, Wickert também possui na agenda ida ao local onde será construído o sistema e à noite, encontro com os colegas partidários.

Assinatura do termo do projeto / Crédito: OC/Arquivo