Obra deverá ser concluída na segunda quinzena de dezembro. Foto: Ascom – Dnit.
Com a chegada de pessoal e equipamentos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou na manhã desta quarta-feira (24) nos trabalhos de escoramento do vão com problema (rachadura) da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. A expectativa da autarquia é finalizar a primeira etapa durante o mês de dezembro. Neste primeiro momento serão construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou problemas no final de outubro.
A equipe do Dnit está executando a escavação das duas estacas que integram o bloco de fundação, que dará sustentação ao primeiro pilar que irá apoiar as vigas existentes da ponte. Todo o serviço será executado com concreto betuminoso. Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.
Em paralelo, técnicos do Dnit, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa de recuperação total da ponte do Fandango para poder liberar a travessia para veículos pesados. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.
Segue abaixo, o plano de desvio de tráfego:
Rotas Alternativas:
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.
Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.
Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.