Dnit prevê quatro pilares para escorar vão da Ponte do Fandango

Por
Dnit prevê quatro pilares para escorar vão da Ponte do Fandango
CACHOEIRA DO SUL
24 de novembro de 2021 - escora

Obra deverá ser concluída na segunda quinzena de dezembro. Foto: Ascom – Dnit. 

 

Com a chegada de pessoal e equipamentos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou na manhã desta quarta-feira (24) nos trabalhos de escoramento do vão com problema (rachadura) da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. A expectativa da autarquia é finalizar a primeira etapa durante o mês de dezembro. Neste primeiro momento serão construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou problemas no final de outubro.

A equipe do Dnit  está executando a escavação das duas estacas que integram o bloco de fundação, que dará sustentação ao primeiro pilar que irá apoiar as vigas existentes da ponte. Todo o serviço será executado  com concreto betuminoso. Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.

Em paralelo, técnicos do Dnit, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa de recuperação total da ponte do Fandango para poder liberar a travessia para veículos pesados. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.

Segue abaixo, o plano de desvio de tráfego:

 Rotas Alternativas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.