Secretário Geraldo Fogliarini e os biólogos Juliano Konze e Deivid Kern, durante a análise do processo e emissão da Autorização Geral / Crédito: Ass. Com.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu no final da tarde desta sexta-feira a autorização para desassoreamento (limpeza e dragarem de curso d´água), em um trecho de 295 metros entre a Rua Moron e a Praia Nova.
O desassoreamento é necessário para viabilizar o funcionamento da navegação e travessia emergencial de veículo pela balsa Deusa do Jacuí até a desinterdição total da Ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, com essa autorização, a Jacuhy Ambiental, serviço de consultoria contratada pela Estaleiro Naval Couto (proprietária da balsa Deusa do Jacuí) solicita a liberação das poligonais definidas na autorização (que delimita a área de dragagem), para que se inicie o trabalho no local.
Como a dragagem não tem fins comerciais, ela poderá ser feita durante o final de semana. Segundo a empresa de consultoria que ingressou com o processo, o objetivo é ter essa liberação das poligonais ainda nesta sexta (à noite) para iniciar a dragagem imediatamente.
Importante
Autorização só pode ser emitida diretamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente porque esta dragagem não terá fins comerciais. Trata-se de uma excepcionalidade para o desassoreamento e funcionamento da balsa para travessia de veículos durante a interrupção da Ponte do Fandango.