Preparação dos locais de embarque e desembarque é realizada pela Prefeitura. Fotos: Divulgação.
Uma força tarefa com servidores e máquinas da Secretaria de Obras de Cachoeira do Sul trabalha desde o início desta terça-feira (9) às margens do Rio Jacuí. O objetivo é dar condições aos pontos de embarque e desembarque, para que a Balsa Deusa do Jacuí entre em operação nesta quarta-feira (10) e, desta forma, realizar a travessia entre a Praia Nova e a Rua Moron, devido à interrupção da Ponte do Fandango.
No final da Rua Moron o aterramento está pronto. Na Praia Nova era preciso preparar o ponto de embarque e desembarque, por isto, a Balsa Deusa do Jacuí teve que transportar uma patrola e uma retroescavadeira da Secretaria de Obras até o local. O receio era de que, devido ao nível do Rio Jacuí que está baixo, as alças da balsa não tocassem no solo.
IMPORTANTE
No entanto, deu tudo certo. O aterramento na Praia Nova deverá estar concluído no início da tarde. A travessia feita com as máquinas da Prefeitura também serviu de teste para os operadores da Balsa Deusa do Jacuí, que veio de Taquari para Cachoeira do Sul.
ATENÇÃO
A balsa será a solução para o transporte de veículos leves e pesados, apesar de que o Dnit informa que nesta sexta-feira (12) vai liberar a passagem de automóveis, vans e ambulância pela Ponte do Fandango. Esta liberação só irá ocorrer porque o órgão federal realiza o escoramento da base de concreto, que apresenta rachaduras.
Por outro lado, a passagem de pedestres está liberada na Ponte do Fandango. O conserto da fissura está localizada no acesso ao vão central da ponte e a promessa do Dnit é de que a obra iniciará na próxima terça-feira, dia 16.